www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar Didático Primário DPR 886

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Componentes do sistema do radar didático primário

Componentes do sistema do radar didático primário,
(Clique para ampliar: 900·600px = 45 kByte)

Figura 1: Componentes do sistema do radar didático primário

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 2,4 … 2,7 GHz
bande S
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado: 150 m
Resolução da distância: 1,5 m
Precisão: 30 cm
Largura do feixe:
MTBCF:
MTTR:

Radar Didático Primário DPR 886

O Radar Didático Primário (DPR) é o componente básico do sistema de ensino Sky-Radar, concebido pela Intersoft Electronics (Olen, Bélgica) e Köster Systemtechnik (Iserlohn, Alemanha).

É um aplicativo de radar totalmente operacional, que pode ser implantado como aplicativo externo, bem como diretamente na sala de aula. O sistema utiliza uma banda de frequência de radar aberta próxima à de aplicativos sem fio. Através do uso da compressão de pulso em conjunto com os sinais do transmissor com código de fase, o sistema alcança alcance e qualidade de sinal suficientes para fins de ensino e demonstração, com uma potência de transmissão mínima (e para humanos não perigosa).

Todas as funções de radar podem ser controladas a partir de um laptop ou rede de computadores. O software permite uma experimentação fácil e sem riscos em todos os parâmetros relevantes para o radar. Os efeitos podem ser observados diretamente como A-Scope e B-Scope, visualizados através de uma interface gráfica do usuário, por exemplo, mudança gradual da largura do pulso de 20 nanossegundos para meio microssegundo. Em paralelo, a largura de banda do receptor pode ser controlada para representar o pulso recebido como uma onda quadrada limpa e, assim, demonstrar a relação entre a largura do pulso e a largura de banda do receptor necessária.

A antena do radar é movida e girada no modo de controle manual do laptop ou em uma trajetória pré-configurável. A imagem pode ser visualizada e interpretada imediatamente no escopo A e no escopo B. Mesmo em salas de aula menores, o sistema pode ser aplicado, pois os sinais do radar não refletem, mas penetram nas paredes.

Figura 2: O alvo do fotógrafo é visível no escopo B

The target of the photographer is visible on the B-scope
(Clique para ampliar: 900·350px = 42 kByte)

Figura 2: O alvo do fotógrafo é visível no escopo B

Figura 3: Diagrama de blocos do radar didático primário

Diagrama de blocos do radar didático primário
(Clique para ampliar: 900·350px = 47 kByte)

Figura 3: Diagrama de blocos do radar didático primário

Em experiências de campo, Ao lado de uma estrada e do tráfego, as imagens de radar (incluindo os promenaders!) podem ser observadas na tela. Nesse contexto, o dilema do Doppler e as velocidades cegas podem ser demonstradas através de várias velocidades radiais; a influência da modificação direcionada da frequência de repetição de pulso ou da frequência portadora pode ser observada.

Para as lições, são particularmente úteis as possíveis alterações da largura de banda dos transmissores, o comprimento do pulso transmitido e as diferentes modulações intrapulsivas com um código de barras. O filtro de frequência Doppler pode ser usado para ocultar ou preferir velocidades radiais diferentes no processamento do sinal. A única desvantagem desse conjunto de radar é que esse sistema não recebeu uma unidade de anel deslizante na mesa giratória. Portanto, não há como uma pesquisa de volume em 360 graus e uma tela PPI não pode ser realizada.