AR-15
Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: AR-15 no Aeroporto de Bournemouth
(50°46'59.2" N 1°50'35.1" W)
Especificações Técnicas | |
---|---|
Banda da frequência: | bande S |
Intervalo de repetição de pulsos (PRT): |
|
Freqüência de repetição de impulsos (PRF): |
|
Largura de pulso (τ): | |
Período de recepção: | |
Período de descanso: | |
Potência de pico: | 2 × 600 kW |
Potência média: | |
Alcance instrumentado: | 80 NM (≙ 150 km) |
Resolução da distância: | |
Precisão: | |
Largura do feixe: | 1,4° |
Número de impulsos recebidos: | |
Velocidade de rotação da antena: |
15 min⁻¹ |
MTBCF: | |
MTTR: |
AR-15
O AR-15 era um radar de controle de tráfego aéreo de banda S com diversidade de frequência. O transmissor usava magnetrons eletromotores sintonizáveis MG5237A.
Uma modernização do tipo AR-15-2 incluiu um segundo canal de recepção para recepção em grandes altitudes com uma corneta passiva e um adaptador para um cabo coaxial. O padrão da antena desse canal estava cerca de 5° acima da corneta anterior e reduzia a influência de alvos fixos. Na entrada do receptor havia um pré-amplificador de RF paramétrico de baixo ruído com um fator de ruído inferior a 2,5 dB. Essa modernização aumentou o alcance de 60 para 80 milhas náuticas.
O radar foi colocado em serviço no início da década de 1970. No total, foram produzidos cerca de 55 radares desse tipo e alguns permaneceram em serviço até meados da década de 1990. O último ainda está em serviço no Aeroporto de Cambridge (52°12'03.1" N 0°10'39.5" E)[1] Ele será substituído por um Thales Star NG em um futuro próximo.[1]
Galeria de imagens do radar AR-15

Imagem 2: Pré-visualização de um vídeo no Youtube
Fonte:
- Bob Mcnair (engenheiro de tráfego aéreo)