www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Kivach

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Kivach 3

Figura 1: Kivach 3

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 9 400 … 9 460 MHz
(bande X)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
3,0 or 2,0 kHz
Largura de pulso (τ): 0,1 or 0,3 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 7 kW
Potência média: 28 W
Alcance instrumentado: 25 NM (≙ 46 km)
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe: β= 1,7° or 1°; ε= 25°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
17 (± 2) min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

Kivach

<

O Kivach (cirílico: «Кивач», nome de um rio e de uma cachoeira na Carélia) ou referido como Mius (cirílico: «Миус») é um radar de navegação e de busca na superfície do mar que opera em banda X. Há três variantes de equipamento: Kivach 1, Kivach 2 e Kivach 3, cujas características de radar são as mesmas. A partir da versão Kivach 2, o radar é acoplado a uma bússola giroscópica, o que permite que a tela seja orientada para o norte. O Kivach 1 e o Kivach 2 usam uma antena de slot de guia de ondas com uma largura de feixe de 1,7°.

O Kivach 3 usa uma antena parabólica com uma largura de feixe de 1° e um sistema resolvedor de dois canais para acoplamento com uma bússola giroscópica. Também é oferecida uma extensão do cabo entre a unidade de antena e os dispositivos de observação de 10 a 20 m.

O transmissor usou o magnetron MI507 em todas as versões. Um amplificador IF com amplificação logarítmica foi usado no receptor. O tubo de raios catódicos tinha um diâmetro de 180 mm e podia ser ampliado com uma lente microfresnel posicionada na frente dele.

O radar foi desenvolvido até 1968 e, devido ao seu peso relativamente baixo, foi amplamente utilizado em navios e barcos menores nos antigos estados socialistas no início da década de 1970.

Galeria de imagens do Kivach

Imagem 2: Antena do Kivach 2

Imagem 3: Magnetron de pulso MI507,
(© 2022 www.ostron.de)