www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Mk. 12

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Mk. 12

Figura 1: Mk. 12

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 920 … 970 MHz
(bande UHF)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
480 Hz
Largura de pulso (τ): 1 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 100 kW
Potência média: 48 W
Alcance instrumentado: 22 NM (≙ 42 km)
Resolução da distância: 460 m
Precisão:
Largura do feixe: 10°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

Mk. 12

O Mk. 12 era um radar de controle de incêndio operando na banda UHF. Era usado com a estação Mk. 37 para controlar a artilharia naval de calibre 127 mm. O radar fornecia rastreamento automático do alvo ao alcance e medição da velocidade do alvo.

A antena possui dois refletores parabólicos cilíndricos sobrepostos. Estes refletores têm cada um 4 pés de comprimento e 2 pés de altura e têm uma distância focal de cerca de 1/4 do comprimento de onda. Cada refletor é alimentado por 8 dipolos montados de modo que seus eixos fiquem em uma linha horizontal ao longo da linha focal do refletor. Os dezesseis dipolos são conectados eletricamente em quatro grupos de quatro dipolos cada. Estes grupos são conectados a um interruptor para ajustar o padrão da antena a uma das quatro posições. Este interruptor empurra um capacitor adicional para a linha de alimentação e assim retarda a posição de fase em uma linha de alimentação da antena. Todo o padrão de antena pode assim ser inclinado em cerca de 2,5° para a esquerda e direita, ou para cima e para baixo. Se o sinal de alvo for o mesmo em todas as quatro posições do interruptor, então a antena é apontada diretamente para o alvo.

Centralmente na frente da antena, uma antena auxiliar menor é montada no meio, usando um refletor parabólico cilíndrico medindo 2 por 2 pés. Este é alimentado por dois dipolos e serve para suprimir os lobos laterais da antena principal.

O radar Mk. 12 substituiu o radar Mk. 4, mas teve os mesmos problemas com alvos em baixas altitudes. Portanto, o radar foi acoplado ao radar adicional Mk. 22 (a antena de rádio altímetro na Fig. 1).