www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

ACR 6

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: ACR Mark 6
(Source: atchistory.wordpress.com]

Figura 1: ACR Mark 6
(Source: atc history)

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande S
(λ = 10 cm)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

ACR 6

O radar ACR 6 (também conhecido como ACR Mark 6 na literatura mais antiga, ACR significa Airfield Control Radar) era um radar de vigilância aeroportuária de banda S para reconhecimento do espaço aéreo de médio alcance e aproximações guiadas por radar.

O radar utilizava uma antena parabólica circular alimentada por uma série de radiadores de buzina. Esta forma também significava que o ângulo do feixe vertical era muito estreito, de modo que toda a antena tinha que ser ligeiramente inclinada para cima para atender aos requisitos do trajeto de aproximação. O ACR 6 tinha uma série de soluções técnicas que foram revolucionárias para a época:

O radar estava em desenvolvimento desde 1952. O protótipo tornou-se operacional no aeródromo de Londres- Heathrow em agosto de 1955. Seguiram-se outros aeródromos britânicos, por exemplo, Gatwick e Stansted. Alguns radares também foram exportados. Duas unidades foram instaladas na Suíça nos aeródromos de Genebra e Zurique, e duas outras foram enviadas para a Holanda e foram instaladas em Soesterberg e Gilze Rijen.

A precisão com que a Cossor construiu as antenas foi tão boa que mesmo quando os radares foram substituídos por outros mais modernos, as antenas originais da Cossor foram mantidas.