www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

AN/MPQ-4

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Reboque de radar AN/MPQ-4

Figura 1: Reboque de radar AN/MPQ-4

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 16 GHz
(bande Ku
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
7 000 Hz
Largura de pulso (τ): 0,25 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 50 kW
Potência média: 285 W
Alcance instrumentado: 15 km
Resolução da distância:
Precisão: 50 m
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

AN/MPQ-4

O AN/MPQ-4 era um radar de reconhecimento de artilharia operando na banda de freqüência Ku para reconhecimento de posições inimigas e para correção de fogo de artilharia amigável durante contra-ataques. Utilizava como antena um refletor parabólico retangular, de curvatura única, que era alimentado por um scanner Foster e podia assim digitalizar um setor de 25°. O radar utilizava um transmissor de magnetron auto-excitado. Os rastos de bala foram exibidos em um escopo B. Ele permitiu o reconhecimento rápido das coordenadas das posições inimigas e possibilitou o contra-ataque imediato pela artilharia amigável.

O radar poderia ser instalado e tornado operacional em menos de 15 minutos. Todos os componentes foram transportados em dois reboques de um eixo com uma carga de 1,5 toneladas cada. Um trailer continha a eletrônica de radar completa com antena, o segundo uma unidade elétrica a diesel, assim como equipamentos adicionais, o conjunto de cabos e peças de reposição.

O radar foi introduzido em 1958 e permaneceu no armamento das forças armadas dos EUA até o final dos anos 70. Em seguida, foi gradualmente substituída pela AN/TPQ-36. Este tipo de radar foi construído sob licença no Japão e foi designado Tipo 92 e J/MPQ-N1.