www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

AN/TPQ-32

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: AN/MPQ-49

Figura 1: AN/MPQ-49

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 2 905 … 3 080 MHz
(bande S)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
4 800 Hz
Largura de pulso (τ): 0,2 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 5 kW
Potência média: 4,8 W
Alcance instrumentado: 8 NM (≙ 15 km)
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
6 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

AN/TPQ-32

O AN/TPQ-32 é um radar Doppler de pulso 2D transportável para reconhecimento aéreo de curto alcance, operando na banda S e capaz de localizar alvos particularmente baixos de vôo entre fortes ecos de alvo fixos. O sistema completo inclui o radar primário e um radar secundário. A antena tem dimensões de 1,83 × 1,07 m e pode ser elevada a uma altura de 11 m com um mastro telescópico montado pneumaticamente. O sistema IFF é o AN/TPX-50, que utiliza uma antena tipo corneta acoplada ao topo do refletor parabólico.

O radar é totalmente coerente e utiliza um oscilador principal estabilizado com baixo ruído de fase. O amplificador de potência do transmissor é equipado com um tubo de ondas viajantes controlado pela rede.

O designador AN/TPQ-32 é usado apenas para o radar e seu recipiente. Se este radar junto com seu container for montado permanentemente em um caminhão leve de três eixos, o designador AN/MPQ-49 é usado e o AN/TPQ-32 é designado apenas como um subsistema do AN/MPQ-49. Se, por outro lado, o AN/TPQ-32 é montado em um reboque, então o sistema recebe o nome AN/MPQ-54. eletricamente, as três versões são as mesmas, pois utilizam o AN/TPQ-32 original.

Nas configurações móveis, o radar faz parte do amplamente utilizado sistema de defesa aérea Forward Area Alerting Radar (FAAR). O sistema FAAR com o AN/TPQ-32 é um radar de reconhecimento de autopropulsão. O sistema pode ser acoplado com mísseis terra-ar ou armas de defesa aérea (por exemplo, Chaparral e Vulcan) e pode ser implantado em terra sob as mesmas condições climáticas e de terreno que estes sistemas. Ele consiste no radar, o caminhão M561, a unidade de energia HF-5-0-MD, um reboque M101-A2, o sistema de cabos e até 12 dispositivos adicionais de visualização TADDS (Target Alert Data Display Set) com uma grade de diodos emissores de luz para visualização do alvo. Os dados são transmitidos a estes dispositivos de avistamento por rádio. O peso total da AN/MPQ-49 é dado como 1 865 kg. É transportável por ar e pode ser movido como carga externa por helicópteros (CH 47 ou CH 54).

O protótipo foi testado em 1968, o sistema atingiu a capacidade de tropas em 1975. O fabricante Sanders Associates Inc. é agora parte da Lockheed Martin.

Galeria de fotos de AN/TPQ-32

Figura 2: AN/MPQ-54

Fontes: