www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Tipo 791-A Radar de Aproximação de Precisão

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Tipo 791-A Radar de Aproximação de Precisão (1991)

Figura 1: Tipo 791-A Radar de Aproximação de Precisão (1991)

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande X
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado: 35 km
Resolução da distância: 200 m
Precisão: r= 60m; β= 0,5°; ε= 0,35°
Largura do feixe: 1,2°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena:
MTBCF:
MTTR:

Tipo 791-A Radar de Aproximação de Precisão

O Radar de Aproximação de Precisão Tipo 791-A chinês é um radar móvel militar típico que opera na banda X. Ele é montado em um caminhão de seis rodas, mas o fabricante declarou que instalações fixas também estão disponíveis. O radar é muito semelhante ao antigo RSP-7 PRL (designação OTAN „Two Spot“) e, portanto, poderia ser também uma produção licenciada, embora existam diferenças gritantes.

Como a RSP-7, o Tipo 791-A utiliza dois radares independentes: uma antena de 20° à esquerda/direita para desvio de rumo e uma antena de inclinação de 6° para desvio de percurso de planeio. Ambas as antenas com seus refletores parabólicos são montadas em um suporte na parte traseira do caminhão. As antenas utilizam polarização circular contra a interferência do tempo. O receptor está equipado com um amplificador de freqüência intermediária logarítmica. Transmissor e receptor são duplicados para permanecerem operacionais em caso de falha. Por esta razão, os postos de trabalho do equipamento de avistamento também são duplicados. São utilizados dois escopos B cada um, o que ajuda a melhorar a precisão a curta distância.

A cabine com as estações de trabalho para os controladores de tráfego aéreo está equipada com vários dispositivos de comunicação. Uma antena dipolo cônica é usada para comunicação via rádio VHF e UHF. A antena pode ser girada rapidamente em outra direção durante a operação para servir a múltiplas pistas.