Marconi S232
Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas
Especificações Técnicas | |
---|---|
Banda da frequência: | 500 … 610 MHz
(bande UHF) |
Intervalo de repetição de pulsos (PRT): |
|
Freqüência de repetição de impulsos (PRF): |
500 … 800 Hz |
Largura de pulso (τ): | 2 ou 4 µs |
Período de recepção: | |
Período de descanso: | |
Potência de pico: | 50 kW |
Potência média: | |
Alcance instrumentado: | |
Resolução da distância: | |
Precisão: | |
Largura do feixe: | 4° |
Número de impulsos recebidos: | |
Velocidade de rotação da antena: |
0,5 … 10 min⁻¹ |
MTBCF: | |
MTTR: |
Marconi S232
O Marconi S232 foi um dos primeiros radares de controle de tráfego aéreo a operar no comprimento de onda de 50 cm (na banda UHF). O radar foi desenvolvido em 1954. Estas freqüências relativamente baixas para radares tinham a vantagem de não haver praticamente nenhuma interferência meteorológica nesta faixa. Isto também levou a uma propagação de onda mais eficiente, de modo que se poderia alcançar maiores faixas com a mesma potência e ganho de antena do que com comprimentos de onda mais curtos. O primeiro protótipo foi instalado em Londres Heathrow em abril de 1956. Sua implantação bem-sucedida levou posteriormente a um total de 15 outras instalações, 7 das quais no exterior.
O transmissor foi um desenvolvimento adicional do radar Marconi Tipo 11. O novo transmissor foi estabilizado em cristal e pôde ser colocado em operação sem nenhum trabalho de sintonia importante uma vez ligado. O S232 continha assim um sistema totalmente coerente para a supressão de alvos fixos. A constância da freqüência de transmissão suportou a operação eficaz do sistema MTI. Essas freqüências UHF tinham condições favoráveis de propagação (melhor que a banda S, com 10 cm de comprimento de onda) e suportavam a capacidade de desempenho do radar, tornando-o muito popular nos anos 50/60. Os dados do radar enviados para a sala de controle de aproximação já estavam liberados da interferência fixa do alvo pelo sistema MTI. A linha de atraso utilizada naquela época era uma linha ultra-sônica com água como meio.
A antena era normalmente erguida diretamente no chão. Isto impediu que o padrão da antena se desgastasse devido a interferências causadas por reflexos do solo. A eletrônica de radar foi, portanto, instalada no subsolo em um bunker.
Fontes:
- Marconi Radar History, list of Marconi-Radars (marconiradarhistory.pbworks.com) from February 12, 2016 at 12:49:14 pm (editors list see there)
- Marconi Radar History, Civil Radars (marconiradarhistory.pbworks.com) from August 22, 2013 at 11:43:24 am (editors list see there)