PRV-13
Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: PRW-13 em exposição na base aérea de Trollenhagen (Alemanha)
(53°35'49.9" N 13°18'34.4" E)

Figura 1: PRW-13 em exposição na base aérea de Trollenhagen (Alemanha)
(53°35'49.9" N 13°18'34.4" E)

Especificações Técnicas | |
---|---|
Banda da frequência: | 2,5 … 2,7 GHz |
Intervalo de repetição de pulsos (PRT): |
|
Freqüência de repetição de impulsos (PRF): |
400 Hz |
Largura de pulso (τ): | 1,5 ou 3 µs |
Período de recepção: | |
Período de descanso: | |
Potência de pico: | 1,6 MW |
Potência média: | 1 kW |
Alcance instrumentado: | 400 km |
Resolução da distância: | |
Precisão: | |
Largura do feixe: | |
Número de impulsos recebidos: | > 15 |
Velocidade de rotação da antena: |
|
MTBCF: | |
MTTR: |
PRV-13
O PRW-13 „Nadezhnost 2“ (designação russa: 1RL130; Cyrillic: 1РЛ130 «Надежность 2», designer da OTAN: „Odd Pair“) era um radar de busca de altitude totalmente controlável à distância da produção soviética para faixas de altitude de até 85 km, que foi assumido pela Bundeswehr como uma solução transitória para os novos estados federais e, apesar das grandes dificuldades de abastecimento, forneceu um serviço confiável até 1998.
Uma característica especial é sua antena compensadora (a chamada „antena bebê“), que foi usada para a supressão do lóbulo lateral.
O PRW-13 operava com um magnetrão em uma freqüência fixa, um segundo transmissor estava em standby com uma das quatro freqüências de reserva, que nunca foram permitidas por razões de sigilo antes da aquisição para a Bundeswehr.
Tecnologicamente, o PRW-13 consistia de conjuntos comprovadamente equipados com tubos de seus predecessores misturados com conjuntos parcialmente transistorizados e conjuntos com circuitos CMOS integrados.
Muito interessante foi a geração dos marcadores de ângulo de elevação: um tubo de feixe de elétrons foi desviado analógico para o ângulo de elevação e a distância e gerou os impulsos necessários para a tela em uma grade de arame dentro dela.
Galeria de fotos do radar de busca em altitude

Figura 2: Unidades de exibição do radar de busca de altitude, acima do escopo do PPI, abaixo do escopo do RHI