www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

DWSR 5001C

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Antena do DWSR 5001C com um diâmetro de 20 pés (6,09 m).

Figura 1: Antena do DWSR 5001C com um diâmetro de 20 pés (6,09 m).

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 5 400 … 5 900 MHz
(bande C)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
200 … 2 400 Hz,
Largura de pulso (τ): 0,2 ou 3,0 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 500 kW
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe: 0,95º
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena:
MTBCF:
MTTR:

DWSR 5001C

O DWSR 5001C é um radar polarimétrico de precipitação operando na faixa de freqüência C. É um desenvolvimento adicional do DWSR 2501C duplicando a potência do transmissor e o número de receptores (2×250 kW), de modo que o radar possa transmitir simultaneamente em polarização linear-horizontal e linear-vertical (chamado STAR- Mode: Simultaneous Transmit And Receive). O radar pode ser operado de forma completamente remota. É um dispositivo padrão do Serviço Meteorológico Alemão e substituiu o antigo radar Meteor 360.

O receptor está localizado em uma das câmaras bem ao lado da antena, de modo que são evitadas perdas em conexões de guia de onda longa ou perdas devido a um anéis coletores. O transmissor, a fonte de alimentação e os blocos de sincronização estão localizados em um rack de duas portas na sala de operação, abaixo do radome. A potência de transmissão é conduzida para a antena por meio de guias de ondas. A sala de operação também contém a estação de trabalho de computador a partir da qual o radar pode ser operado localmente e onde são calculados os produtos de radar composto locais. Estes produtos de radar, assim como os dados brutos, são transmitidos para a rede alemã Weather Service através de uma interface segura.

O magnetrão é superdimendionado e lida facilmente com as diferentes cargas causadas pelas diferentes freqüências de repetição de pulso aplicadas dinamicamente. O sistema BITE integrado do radar é capaz de monitorar cerca de 1500 parâmetros diferentes, alguns dos quais, entretanto, foram reconhecidos como irrelevantes pelo usuário e desativados. A manutenção regular é essencialmente reduzida a verificações mecânicas. Somente a calibração do radar ainda tem um significado especial, ele é controlado a partir da estação de trabalho do computador.

Fonte:

Galeria de fotos do DWSR_5001C
Transmissor
Para-raios

Figura 2: Diagrama esquemático de um radar meteorológico sob um radome

Figura 3: Rack do DWSR 5001C na sala de operação sob o radome

Figura 4: Receptor do DWSR 5001C em um cassete na antena

Figura 5: Magnetron do DWSR 5001C