www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar Oceanográfico WERA

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Um conjunto de antenas (antena de recepção) do OTH radar WERA em Brest, França (cortesia de Helzel Messtechnik).

Figura 1: Um conjunto de antenas (antena de recepção) do OTH radar WERA em Brest, França (cortesia de Helzel Messtechnik).

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 4 … 48 MHz
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média: 30 W
Alcance instrumentado: 15 … 250 km
Resolução da distância: 100 … 1 500 m
Precisão:
Largura do feixe: 3° … 6°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

Radar Oceanográfico WERA

O sistema WERA (WavE RAdar) é um radar de detecção remota implantado na linha costeira para a captação de correntes de imagem e direcções locais de vento e ondas. É um sistema de monitorização de longo alcance, de alta resolução no intervalo inferior de ondas curtas. Funciona com base no princípio de um radar FMCW com uma taxa de aumento muito lenta da mudança de frequência (varrimento de frequência) de tipicamente 0,3 s. As ondas electromagnéticas polarizadas verticalmente propagam-se como ondas terrestres e assim seguem a curvatura da terra. A propagação da onda do radar da Onda Superficial Over-The-Horizon (OTH-SW) está ligada à superfície da água e segue assim a curvatura da terra. Como radar oceanográfico, a WERA pode, portanto, registar sinais reflectidos das ondas de acordo com a equação de Bragg até uma distância de 200 km.

A WERA utiliza duas posições diferentes para as antenas robustas de fácil montagem. A posição do transmissor consiste em quatro antenas verticais de barra. Uma frequência lentamente crescente linearmente é transmitida. A posição de recepção consiste num arranjo linear de 8 a 16 antenas de barra. O software pode fazer girar electronicamente o padrão da antena sobre um intervalo de ± 60°. O sinal reflectido tem uma diferença de frequência em relação ao sinal transmitido, devido ao tempo de trânsito. Esta frequência de diferença é a medida da distância, sobreposta com uma possível frequência Doppler.

O sistema selecciona uma área livre na banda de frequência atribuída do tamanho da largura de banda utilizada („ouvir antes de falar“). A frequência central é seleccionada para permitir que a modulação de frequência passe por este alcance livre. Este procedimento é realizado antes de cada ciclo de radar, normalmente a cada 10 a 30 minutos.

Possíveis aplicações:

Galeria de fotos da WERA

Figura 2: WERA Systemrack