www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar meteorológico Rainscanner

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Unidade Scanner com antena para diagrama de um ventilador

Scanner Unit with Fan Beam Antenna

Figura 1: Unidade Scanner com antena para diagrama de um ventilador

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 9 410 MHz
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
1 ms
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
1 000 Hz
Largura de pulso (τ): 1,2 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 25 kW
Potência média: 30 W
Alcance instrumentado: 50 … 100 km
Resolução da distância: 180 m
Precisão:
Largura do feixe: 1° ou 4°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena:
24 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

Weather Radar Rainscanner

O Rainscanner foi desenvolvido como uma unidade de radar meteorológico da faixa de preço mais baixo. O Rainscanner exibe as áreas de precipitação e classifica a quantidade de precipitação de acordo com uma escala de classificação. A comparação com um banco de dados melhora a avaliação quantitativa da quantidade de precipitação. O alcance máximo varia entre 50 km e 100 km, dependendo do ambiente e das condições climáticas (por exemplo, quantidade de precipitação). Simplicidade e facilidade de uso são as principais características, permitindo rápida instalação, operação e processamento de dados. O transmissor é projetado para uma potência de pulso de 25 kW.

O Rainscanner consiste na unidade de scanner, a unidade de interface e a unidade de processamento de sinal. A unidade de scanner, que consiste no transmissor, receptor e conjuntos de antena, pode ser montada estacionária em uma torre ou mastro. Os sinais da antena são transmitidos para o abrigo através do cabo da antena (comprimento máximo de 30 m). O abrigo do Rainscanner contém a unidade de interface e um robusto computador de processamento de sinais em padrão industrial. O cálculo, armazenamento e exibição dos dados são tratados em tempo real pelo programa „RainView“, baseado no pacote de software „Ravis“. O pacote de software em tempo real „Ravis“ é um programa de controle e visualização por radar comprovado na família de radares METEOR. A transmissão de dados entre o Rainscanner e o computador de visualização e controle remoto pode ser feita via cabo de fibra óptica, interfaces ISDN ou WLAN.

A antena e a mesa giratória da antena são dimensionadas para operação ao ar livre. Uma rotação muito rápida da antena é a base para uma alta taxa de renovação dos dados atmosféricos. O projeto modular oferece dois tipos de refletores com larguras de diagrama de 1° a 4°. Dependendo do tamanho do refletor, estão disponíveis radomes adequados.

A antena com o padrão do ventilador é uma antena com guia de onda. Os ângulos de rotação atual da antena são medidos usando os Pulsos de Referência Norte (NRP) e os Pulsos de Mudança de Azimute (ACP). Durante a configuração, a direção norte é determinada aproximadamente com a bússola. Durante o funcionamento, o ajuste fino pode ser feito usando o software.

A antena parabólica melhora a resolução lateral e o ângulo de elevação. O feixe de lápis estreito melhora a resolução angular.

O processamento do sinal de radar no Rainscanner é possível (selecionável) por computadores pessoais padrão ou industriais (PC). O computador é equipado com um processador de alto desempenho, um rápido conversor analógico-digital (ADC) e uma placa de entrada/saída digital. O ADC processa o sinal IF e grava os dados na memória principal do PC para processamento posterior. O computador se comunica com a unidade de scanner através da interface serial RS 232. O computador industrial é um PC em uma caixa padrão de 19". Possui uma tela plana e um teclado alojado em uma gaveta. O processador de sinais de radar é equipado com uma interface Ethernet rápida para garantir o controle remoto dos sistemas de radar.

Galeria de fotos do Rainscanner

Figura 2: Unidade Scanner com a antena parabólica

Figura 3: Pré-visualização do folheto