www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

RDY/RDM

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: RDY em teste
(os quatro dipolos são utilizados pelo IFF-Interrogator)

Figura 1: RDY em teste
(os quatro dipolos são utilizados pelo IFF-Interrogator)

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande X
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
> 100 kHz
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 4 kW
Potência média: 400 W
Alcance instrumentado: 120 km
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

RDY/RDM

O RDY (francês: Radar Doppler modele Y) ou Radar Doppler Multi Target Radar (RDM) é um radar multifuncional e um radar de controle de incêndio operando na banda X que suporta sistemas de navegação e armamento com a capacidade de rastrear vários alvos simultaneamente. O radar também pode ser usado para iluminação de alvos e orientação de mísseis semi-ativos. O desenvolvimento deste radar começou em 1984 na Thomson CSF. Só entrou em operação em 1996, quando foi instalado no avião de caça Mirage 2000-5.

O RDY foi equipado com um tubo de ondas viajantes como estágio de saída do transmissor. Tinha uma antena de matriz plana com pequenos lóbulos laterais, mas ainda era girada mecanicamente.

Uma modernização levou à designação RDY-2 e ofereceu uma gama melhorada de cerca de 15%. Esta versão recebeu um modo SAR (Synthetic Aperture Radar) que permitiu o mapeamento do terreno com uma resolução inferior a um metro. Esta versão foi capaz de demonstrar a capacidade de localizar um alvo do tamanho de um avião de combate a um alcance de 140 km.

A última edição desta série é o radar RDY-3, que acompanhará os caças Mirage até o final de sua vida útil. Tem um modo SAR melhorado, pode detectar alvos em movimento no solo (modo GMTI) e oferece melhor proteção. O radar RDY-3 pode ser equipado com antenas de vários tamanhos e pode ser usado para modernizar aviões de caça multirole leves e médios como Mirage V, Mirage F1, Mirage 2000, Mig-29 e LCA/Tejas.

O RC 400 é uma versão descascada do RDY-2, utilizando uma antena menor e, portanto, com um alcance reduzido.

Galeria de imagens do radar RDY

Figura 2: RDY