www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

CEAFAR

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: CEAFAR e CEAMOUNT, acima do qual está o AN/SPS-49(V)8 como um radar 2D clássico.

Figura 1: CEAFAR e CEAMOUNT, acima do qual está o AN/SPS-49(V)8 como um radar 2D clássico.

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande S
bande X
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

CEAFAR

CEAFAR é um radar de orientação de mísseis 3D que opera na banda S nas fragatas da Marinha Real Australiana da classe Anzac. É um radar multifuncional capaz de realizar reconhecimento aéreo, reconhecimento de superfície marítima, controle de incêndio e classificação de alvos em ambientes desafiadores, desordenados e engarrafados.

O conjunto de antenas CEAFAR é uma antena modular de conjunto ativo em fase, projetada para montagem fixa ou móvel. Ela pode ser dimensionada em tamanho e potência de transmissão. Os componentes básicos são blocos tipo telha de 8 × 8 radiadores individuais, que são unidos entre si para formar superfícies de antena maiores. Uma das seis superfícies de antenas quadradas da figura 1 consiste em 16 blocos deste tipo. Cada bloco individual contém um receptor com digitalização completa na freqüência intermediária. A varredura eletrônica simultânea de diferentes padrões de antena virtual no caminho de recepção é realizada com varredura de feixe digital.

AUSPAR (Australia/US Phased Array Radar) é um projeto de joint venture entre os EUA e a Austrália. É uma versão mais poderosa do sistema CEAFAR.

CEAMOUNT

O CEAMOUNT é um radar de iluminação de alvo com banda X acoplado ao CEAFAR para um sistema semi-ativo de orientação de mísseis. Na Figura 1, estas são as antenas retangulares entre as antenas quadradas da CEAFAR.

Fonte: