www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

STIR

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: STIR

Figura 1: STIR

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande I bande K
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
1 800 ou 3 600 Hz
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 220 kW20 kW
Potência média:
Alcance instrumentado: 120 … 512 km36 km
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe: 1,4°0,3°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena:
MTBCF:
MTTR:

STIR

STIR (abreviação de Signaal Tracking and Illuminating Radar ) é uma família de radares de controle de armas de médio e longo alcance fabricados pela Thales.[1] Com diferentes diâmetros de antena, diferentes potências de transmissão e o uso de duas bandas de freqüência diferentes, este radar pode ser adaptado às exigências e condições de diferentes classes de navios.

Na versão básica, o radar está equipado com transceptores tanto na banda I quanto na banda K. A antena para a banda I é uma antena Cassegrain convencional. Este sistema também permite a iluminação do alvo com um sinal de onda contínua para uma linha de mísseis semi-ativos (por exemplo Seasparrow, Aspide, ESSM, SM1, SM2) e para a artilharia naval de vários calibres. A parte de trás do refletor secundário da antena Cassegrain também forma o refletor parabólico para o sistema de banda K. O diâmetro do refletor principal pode ser de 2,4 m, 1,8 m ou 1,2 m. A versão STIR-IK Mk.2 também possui uma câmera ótica sensível ao infravermelho para rastreamento de alvos.

As versões mais antigas eram equipadas com um tubo de ondas progressivas como estágio de saída do transmissor. Entretanto, existem kits de atualização com transmissores de estado sólido, novos softwares e auxílios de exibição que são usados para prolongar a vida útil de sistemas mais antigos.

A Marinha Real Canadense usa a STIR com a antena menor sob a designação AN/SPG-501 (para uma banda de freqüência) e AN/SPG-503 (para a versão de banda dupla).

STING

STING é uma versão altamente miniaturizada do STIR, especialmente para uso em embarcações menores. Inclui a antena de banda dupla de 1,2 m, transmissores de estado sólido, novos algoritmos de rastreamento de alvo e dispositivos de avistamento. O nome é uma amálgama de STIR e NG, que significa „Next Generation“ (próxima geração).

Notas de rodapé e fontes:

  1. Favor não confundir com o AN/SPG-60 da Lockheed Martin, que também é chamado STIR como abreviação de „Separate Target Illumination Radar“ (Radar de Iluminação de Alvo Separado).
  2. Folheto do fabricante para STIR 1.2 EO Mk2
  3. Brochura do fabricante para STIR 2.4 HP
  4. Folha de dados do fabricante STIR 2.4 HP
  5. Brochura do fabricante para STING EO Mk II
  6. Página inicial do fabricante
Galeria de fotos de STIR e STING

Figura 2: Antena STING

Figura 3: O „Ezzat“, um barco de patrulha rápida da classe Mk III do Embaixador da Marinha egípcia, utilizando o STING