www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

TRS-4D

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Antena do TRS-4D

Figura 1: Antena do TRS-4D
© 2011 Airbus Defense and Space, Inc.

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande C
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado: 250 km
Resolução da distância:
Precisão: 15 m; β: 0,2°; ε: 0,5°
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
15 ou 30 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

TRS-4D

O TRS-4D é um radar tridimensional multifuncional operando na banda de freqüência C (designação IEEE) ou na banda G (designação NATO) para reconhecimento, atribuição de alvos, controle de armas e controle de tráfego aéreo. As funções deste radar são definidas pelo software. Ela utiliza uma antena rotativa ativa com giro eletrônico (AESA) que emprega múltiplos padrões de antena gerados digitalmente. O TRS-4D detecta e acompanha automaticamente todos os tipos de alvos aéreos e marítimos, facilitando a operação para o usuário. O radar suporta operações contra ameaças convencionais e assimétricas.

O TRS-4D busca simultaneamente o espaço aéreo e a superfície marítima ao redor do navio em busca de alvos. Os alvos detectados são documentados e sua posição atual e rastreamento informados ao sistema de defesa do navio ou a um console de radar, dependendo da configuração. A potência de transmissão é gerada por um grande número de módulos amplificadores de gálio-nitride na antena ativa. Ela pode ser gradualmente reduzida para melhor furtividade, dependendo da faixa necessária.

A partir de meados de 2009, este radar recebeu o sufixo „Rotator“ porque outro membro da família de radares TRS/TRML-4D foi comercializado como o TRS-4D „Fixed Panel“.

O TRS-4D na versão MRESR foi andaimes em navios LCS-Schiffe („Littoral Combat Ship“) da Marinha dos EUA da classe „Freedom“. Foi-lhe dado o nome AN/SPS-80.

Uma versão terrestre é utilizada como sensor principal no sistema de defesa aérea terrestre IRIS-T SLM (GBAD).