www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

SMART-S

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas
SMART-S
(Clique para ampliar: 500·480px = 48 kByte

Figura 1: SMART-S antenna

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande F
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 145 kW
Potência média:
Alcance instrumentado: 55 NM (≙ 100 km)
Resolução da distância: 90 m
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
2,22 s (27 min⁻¹)
MTBCF:
MTTR:

SMART-S

O SMART-S (Signaal Multibeam Acquisition Radar for Targeting) é um radar de reconhecimento e vigilância em 3D para todos os tipos de embarcações de alto mar de lanchas costeiras para cima. O SMART é um sensor para controle de sistemas de armas. Está equipado com um sistema anti-empastelamento contra a desordem marítima e o ataque eletrônico (EA). Ele detecta objetos com uma área refletiva efetiva de 0,1 m² ou mais a uma velocidade de aproximação de mais de 3 Mach da altura da crista de onda até um ângulo de elevação de 70°.

O radar opera na banda de freqüência F (tradicionalmente conhecida como banda S, daí o nome SMART-S), o que representa um bom compromisso entre alcance máximo, capacidade de interferência e dimensões da antena. Fornece busca automática de alvo, aquisição de alvo e rastreamento de alvo com cobertura ininterrupta do hemisfério acima da superfície do mar. Pequenos lóbulos posteriores e laterais da antena e um sistema integrado para análise de desordem, deconvolução e exibição correta de ecos de alcance excessivo com mudanças rápidas de freqüência e mudanças de freqüência de repetição de pulso proporcionam uma boa proteção contra ataque eletrônico. A SMART pode lidar com até 160 alvos aéreos e 40 alvos marítimos simultaneamente.

O sistema compreende uma antena e três unidades abaixo do convés. A antena estabilizada hidraulicamente consiste de uma matriz de fase de banda larga que irradia um padrão de antena cossecante ao quadrado no momento da transmissão. No tempo de recepção, a antena é dividida em 16 conjuntos de antenas que fornecem 16 canais de recepção independentes para a formação de feixe digital, equipados com sistemas para técnicas Doppler e análise rápida de Fourier. O transmissor, que é totalmente coerente de pulso a pulso, usa um poderoso tubo de ondas viajantes como estágio de saída do transmissor. Uma unidade de radar secundária integrada também é fornecida.