www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

TRS 3207 Crotale

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Radar de reconhecimento TRS 3207 Mirador no veículo de comando Crotale (1989).

Figura 1: Radar de reconhecimento TRS 3207 Mirador no veículo de comando Crotale (1989).

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande %%%
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

TRS 3207 Crotale

O TRS 3207 Crotale é um radar de reconhecimento e atribuição de alvos e um radar de orientação de mísseis e é usado em conjunto com o sistema de defesa aérea Crotale. Aí é utilizado para aquisição de alvos e rastreamento automático de alvos, bem como para orientação de mísseis. O TRS 3207 é usado para defesa aérea contra alvos de baixa e muito baixa altitude na área de (V)SHORAD e serve para proteger as próprias forças a curta distância.

O radar de orientação de mísseis opera na banda de freqüência X e é um radar Doppler monopulso de freqüência ágil, que tem uma baixa suscetibilidade a interferências e enganos. O alcance máximo de detecção é de 18 km. Os helicópteros de combate são eficazes até uma distância de 12 km.

Até dois mísseis podem ser guiados simultaneamente. Um goniômetro detecta o míssil durante a fase de lançamento. Em seguida, o míssil é guiado pelo radar na linha de visão e seu desvio do alvo é calculado continuamente. O desvio em elevação e azimute entre a linha central da antena, o alvo e o míssil é calculado continuamente.

Nas versões Crotale até o Crotale 5000, inclusive, o TRS 3207 é montado no dispositivo de lançamento, o chamado Firing Unit (FU), que além do radar também contém quatro mísseis guiados. O radar de reconhecimento Mirador e o radar de destino são montados em um veículo separado, a Unidade de Aquisição (UA). Ela opera na banda de freqüência S. Na versão mais recente da família Crotale, o Crotale NG (New Generation), tanto os radares de busca e rastreamento de alvo, junto com os mísseis, são montados em um veículo.

O sistema de defesa aérea Crotale existe em muitas versões e é utilizado em muitos países do mundo. Há também uma versão deste radar para uso em navios.

Galeria de fotos do TRS 3207 Crotale

Figura 2: TRS 3207 no lançador

Figura 3: Crotale NG (New Generation)
© 2007 David Monniaux, Crotale NG P1220851, CC BY-SA 3.0