www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

92N6E „Grave Stone“

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Radar de controle de mísseis „Grave Stone“ 92N6E e radar de aquisição 96N6E

Figura 1: Radar de controle de mísseis „Grave Stone“ 92N6E e radar de aquisição 96N6E

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande %%%
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

92N6E „Grave Stone“

92N6E „Grave Stone“ é um radar multifuncional móvel que opera na banda de freqüência I/J com um varredura de feixe controlado digitalmente no inventário do complexo de mísseis SA-21 „Growler“ (nome russo: S-400 „Triumph“, Cyrillic: С-400 «Триумф»). Ele se parece muito com seu predecessor 30N6E „Flap Lid“ No inventário do complexo de mísseis S-300. Uma diferença facilmente reconhecível é que o radar 92N6E é instalado em um caminhão especial 8×8 do tipo MZKT-7930, enquanto seu predecessor, o 30N6E foi montado em um caminhão 8×8 do tipo MAZ-7910. Novos processadores e tecnologias digitais permitem que o 92N6E duplique a faixa de engajamento alvo de seu predecessor. Como sua antecessora, também pode ser montada em uma torre de 40V6M contra alvos de baixo vôo.

A 92N6E utiliza (como a AN/MPQ-53 „PATRIOT“) uma antena do tipo phased-array iluminada nas costas por um complexo radiador de monopulso com uma lente dielétrica circular (bem vista na Figura 1). A alimentação de radiação dá à antena lóbulos laterais muito baixos, o que aumenta sua imunidade a bloqueadores de ruído ou mísseis anti-radar (ARM). O 92N6E pode pilotar um total de 12 mísseis em até 6 alvos diferentes a uma distância de até 400 km. Cada míssil é equipado com seu próprio sensor de radar e está incluído na medição da posição do alvo (faixa via míssil).

Diversos radares podem ser usados como radares de atribuição de alvos. Em operação autônoma de uma única bateria, o 96L6 „Cheese Board“ pode ser usado para todas as faixas de altitude. No inventário de um regimento, no entanto, vários tipos de radares estão em uso para faixas de altitude diferenciadas, por exemplo, o radar FMCW 76N6 „Clam Shell“ é particularmente eficaz contra alvos de baixa altitude. Os radares passivos também podem ser usados para a atribuição de alvos.

Galeria de fotos de 92N6E „Grave Stone“

Figura 2: Base de lançamento S-400, o radar de orientação de mísseis „Grave Stone“ 92N6E, e um radar de atribuição de alvos 96L6E (da esquerda para a direita).