www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

MEADS

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

MEADS
(Clique para ampliar: 787·448px = 75 kByte)
Figura 1: Impressão do desenho do complexo de mísseis MEADS

MEADS

O complexo de mísseis MEADS (Medium Extended Air Defense System) é um desenvolvimento conjunto dos EUA, Itália e Alemanha e se destina a complementar e posteriormente substituir o complexo de mísseis FLA PATRIOT na luta contra mísseis balísticos táticos. O desenvolvimento alemão está sendo realizado sob os auspícios da empresa EADS. Os custos de investimento alemães estão planejados em um bilhão de euros para o desenvolvimento e três bilhões de euros para a aquisição de 12 sistemas. Como resultado dos imensos custos, porém, todo o projeto é controverso na política.

Radar de reconhecimento MEADS e de atribuição de alvos

Figura 2: O radar de reconhecimento MEADS e de designação de alvos opera na faixa UHF.

Em termos de menor alcance e engajamento de alvos menos desafiadores, o MEADS poderia ser complementado com um segundo sistema de mísseis: o IRIS-T-SL (Surface Lounched), uma versão terrestre do míssil IRIS-T guiado por infravermelho com um sistema de propulsão de combustível sólido. Este sistema altamente móvel pode ser integrado em uma rede de defesa aérea através de uma interface de dados Plug & Fight. Um link de dados via rádio garante a transmissão de informações sobre o alvo para o míssil mesmo durante o vôo.

Radar MEADS na Itália
(Clique para ampliar: 800·600px = 23 kByte)

Figura 3: Radar MEADS na Itália

Durante a demonstração final do sistema na Itália, o MEADS detectou com sucesso seus próprios alvos e destruiu os mísseis balísticos inimigos. Dois radares são fornecidos por unidade de incêndio: um radar de controle de incêndio operando na banda de freqüência X e um radar de atribuição de alvos (banda UHF). Os radares de reconhecimento externo e de designação de alvos podem alimentar cada posto de comando do batalhão com dados adicionais.

O complexo de mísseis MEADS utiliza os mísseis „Patriot“ PAC-3 por razões de custo. Uma bateria de incêndio é operada por 19 soldados e consiste em um radar de reconhecimento, dois radares de controle de incêndio (radar multifuncional, possivelmente também pode realizar busca de alvo), dois postos de comando e seis lançadores com 12 mísseis cada um. Mesmo um radar de controle de incêndio, um posto de comando e uma instalação de lançamento são capazes de ação autônoma como a menor unidade.

Fontes: