www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Blighter

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Radar de segurança Blighter B402, aqui com antenas de chifres W20S (© 2011 Plextek Ltd)

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 15,7 … 17,2 GHz
(bande Ku)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
FMCW-radar
Potência média:
Alcance instrumentado: 32 km
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

Blighter

Os equipamentos de vigilância Blighter atendem a uma ampla gama de requisitos de segurança nos mercados de defesa, segurança interna, civil e comercial. Estes radares Plextek fazem parte de uma série de portadores de tecnologia avançada que são os melhores da categoria para proteção contra ameaças convencionais e assimétricas ou terroristas.

Os radares Blighter Série B400 varrem o espaço e detectam veículos e pessoas em movimento (incluindo pessoas rastejando ou planando) em uma ampla área até uma distância máxima de 32 km. Os alvos detectados são reportados através de conexões de rede TCP/IP com ou sem fio e, como opção, em uma configuração slew-to-cue, câmeras ópticas e/ou sensores infravermelhos podem ser apontados para o alvo e ativados para identificar o alvo. Informações precisas sobre a posição do alvo estão disponíveis, tanto em coordenadas cartesianas (latitude/longitude) quanto em coordenadas polares (distância e direção). A largura de banda necessária do canal de dados para a saída do alvo e controle do radar é muito pequena.

Direção de feixe eletrônico (E-Scan)

A série B400 é a última geração de radares de vigilância terrestre (GSR) da Plextek com direção de feixe eletrônico. Estes radares não possuem partes móveis mecânicas, estão sujeitos a desgaste ou manutenção extensiva, o que melhora significativamente a confiabilidade do sistema como um todo. Os radares Blighter são unidades emissoras/receptoras compactas e totalmente integradas com antenas, processamento de sinais, extrator de plotagem, GPS e bússola. As unidades modulares individuais garantem um setor de vigilância de 90°. Os radares Blighter são comprovados em condições ambientais adversas e oferecem muitos anos de operação livre de manutenção. Eles operam dia e noite em todas as condições climáticas e incluem um filtro de precipitação embutido para suprimir falsos alarmes causados pela chuva ou neve.

Tecnologia de radar Doppler FMCW com baixo consumo de energia

Os radares Blighter usam uma combinação única de tecnologia FMCW e processamento Doppler para alcançar uma supressão de alvo fixo insuperável, mantendo a capacidade de detectar movimentos incrivelmente lentos. A radiação de alta freqüência emitida pelo radar é muito baixa, tornando o radar inofensivo para quem está na faixa de radiação e também mais difícil de detectar. O consumo de energia é baixo e permite o funcionamento por bateria, veículo ou conexão à rede elétrica.

Amplo padrão de antena em ângulo de elevação

A fim de alcançar longos alcances, os radares são normalmente montados em uma torre ou colocados em uma colina. No entanto, quando montado desta forma, o uso de um gráfico vertical estreito cria o problema de um „ponto cego” nas proximidades do radar. Os radares Blighter se beneficiam de um amplo padrão de antena em um ângulo vertical, para que eles possam detectar simultaneamente alvos distantes e alvos de alcance próximo. Em regiões montanhosas complexas, este amplo feixe significa que áreas em morros e vales podem ser escaneadas simultaneamente, sem a necessidade de panoramizar o radar em altitudes elevadas. Sobre superfícies planas de terra ou água, o amplo padrão de antena também permite a detecção rápida de aeronaves tripuladas e não tripuladas de baixo vôo, como drones, aeronaves microleves ou asas-delta.