www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Cobra

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas
Cobra
(Clique para ampliar: 680·380px = 46 kByte)

Figura 1: Cobra © EADS

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande C
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe: β=1,8° ε=1,4°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

Cobra

O radar de localização de artilharia COBRA (Counter Battery Radar) é um sistema de reconhecimento de artilharia baseado num radar com antena de phased array activa e integração de - no sistema de comando de artilharia ADLER (Artillerie Daten Lage Einsatz und Rechnerverbund). É projetado para detectar howitzers e morteiros, bem como a artilharia de foguetes. O radar de detecção de artilharia COBRA é operado por um máximo de 7 soldados.

A antena monopulse activa tem uma abertura elíptica com uma área de radiação de 4,5 m² e é composta por 2720 radiadores individuais, cujos módulos emissor-receptor são construídos utilizando tecnologia de semicondutores.

O programa COBRA é realizado trilateralmente em cooperação com a França e a Grã-Bretanha. A OCCAR (núcleo de uma agência europeia de armamento) é responsável pela gestão do programa. Entre 2001 e 2005, 29 unidades (FR: 10, GE: 12, UK: 7) foram entregues trilateralmente.

COBRA é uma ferramenta eficaz em um campo de batalha que pode executar as seguintes tarefas táticas básicas de forma rápida e precisa:

O alcance de localização é dado em 40 km. Ao utilizar o sistema ADLER, a idade da informação dos dados é de cerca de 15 segundos.

Cobra
(Clique para ampliar: 567·443px = 56 kByte)

Figura 2: Cobra © 2001 EADS