www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

RP-5G

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Precision approach radar RP-5G

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 9 250 - 9 500 MHz
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
1,8; 2; 2,2 kHz ±10%
Largura de pulso (τ): 0,5 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 2 · 150 kW
Potência média:
Alcance instrumentado: 30 km
Resolução da distância: 120 m
Precisão:
Largura do feixe: Kurs: β= 0,62° ±0,12°;
Gleitweg: ε = 0,44°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

RP-5G

O RP-5G é um radar de aproximação de precisão da antiga empresa TESLA Pardubice. Ainda está em operação em muitos aeroportos da Europa Oriental e Ásia e existem muitas ofertas de modernização por parte de empresas da Europa Oriental.

O RP-5G é praticamente composto por dois radares independentes: um para a rota e outro para o percurso de planeio. Cada unidade individual é um radar de diversidade de frequências com dois transmissores magnetrónicos sintonizáveis idênticos. O intervalo de frequência entre estes transmissores é de 150 MHz, o intervalo de tempo entre ambos os impulsos de transmissão é de 1 µs. São utilizadas três frequências diferentes de repetição de impulsos, que têm uma proporção de 9:10:11 e são repetidas a cada três períodos de impulsos. Esta medida reduz o efeito das velocidades cegas no sistema para a supressão de alvos fixos. Juntamente com as duas frequências de transmissão diferentes, não podem ocorrer velocidades cegas. A frequência intermédia nos receptores é de 30 MHz com uma largura de banda de 3,2 MHz. O valor do ruído do receptor é de 8 dB.

As antenas são constituídas por reflectores parabólicos, os radiadores e os polarizadores. A antena de direção horizontal varre ±10° ou ±15° a partir da linha central. Uma inclinação mecânica de -2,5° … +7,5° pode ser ajustada. A antena de percurso de deslizamento vertical gira com -1° a +9° a partir da horizontal. Um ciclo de varredura completo é realizado a cerca de 0,6 Hz, a taxa de atualização de dados é de pelo menos 1 Hz. A polarização linear ou circular pode ser usada. Como com polarização circular os reflexos em hidrometeoros distribuídos em um alvo de volume (área de chuva) são ligeiramente suprimidos, alvos pontuais (aviões) neste alvo de volume podem ser melhor reconhecidos com este tipo de polarização.