www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

ASR 11

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas
Antenne des ATC-Radar ASR 11

Figura 1: Antena do ASR 11

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 2,7 … 2,9 GHz
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ): 1 µs, 80 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 25 kW
Potência média: 2,1 kW
Alcance instrumentado: 60 NM (≙ 110 km)
Resolução da distância: 926 m
Precisão:
Largura do feixe: 1,41°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
12 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

DASR

O DASR (Digital Air Surveillance Radar, designação militar: AN/GPN-30) localiza as posições das aeronaves na zona de controle de um aeródromo e também pode exibir as condições meteorológicas ao redor do aeródromo. De acordo com a nomenclatura americana, o DASR recebeu a designação ASR 11, que é um radar de controle de tráfego aéreo com novas tecnologias substituindo os antigos radares analógicos ASR-7 (AN/GPN-12), ASR 8 (AN/GPN-20) e ASR 9 (AN/GPN-27). Estes radares mais antigos (muitos com mais de 20 anos) foram substituídos devido ao melhor e mais barato desempenho do DASR para atender à demanda por capacidade de rede digital e exibição adicional do tempo nas unidades de exibição visual dos controladores de tráfego aéreo.

O sistema de radar ASR 11 consiste no radar primário e num radar secundário, por vezes chamado „Beacon”. O radar primário consiste numa antena de rotação contínua montada numa torre, que direcciona a energia transmitida e recebe o eco reflectido das aeronaves até uma distância de 110 km. O sistema de radar mede a diferença de tempo entre o sinal transmitido e o sinal recebido e calcula a distância. Para esta distância, a direção do ângulo lateral atual é adicionada à antena e assim as coordenadas da aeronave são determinadas. O radar também pode medir os distúrbios de uma área chuvosa e exibi-los na tela classificada em seis classes de intensidade. O radar opera em uma freqüência de transmissão na faixa de freqüência de 2 700 a 2 900 MHz. Os módulos emissores geram uma potência de pulso efetiva de 25 kW (corresponde a uma potência de onda contínua de 2,1 kW). A exposição à RF diminui continuamente com a distância da antena. Mesmo a uma distância inferior a 15 m, a exposição à RF já se encontra abaixo do limite permitido pela Comissão Federal de Comunicações Americana.

Fonte: Folha de dados de www.faa.gov

A carcaça na parte esquerda da Figura 2 é o transmissor. Os drivers são as duas caixas mais à direita e os amplificadores de potência são as duas filas de quatro caixas à esquerda dos drivers. A parte direita da Figura 2 é o suporte da fonte de alimentação. Ele fornece energia para o transmissor, mas também para os receptores e processadores de dados de sinal.

Galeria de imagens de ASR 11

Figura 2: Armário do transmissor e fonte de alimentação do ASR 11

Figura 3: Sala de controle de aproximação