www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

AN/TPS-79

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: AN/TPS-79 configurado como radar de controle de tráfego aéreo D-RAPCON transportável (© 2010 Lockheed Martin Corporation)

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 2,7 … 2,9 GHz
(bande S)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 11 kW (21 kW)
Potência média:
Alcance instrumentado: 110 km (60 NM) ou
148 km (80 NM)
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
6 ou 12,5 min⁻¹
MTBCF: > 1 300 h
MTTR:

AN/TPS-79

O AN/TPS-79 (Multi-Mission Surveillance Radar, MMSR) é um radar de vigilância aérea de médio alcance projetado para aplicações de defesa aérea, controle de tráfego aéreo e proteção costeira. É um radar 3D padronizado em tecnologia de semicondutores, que é modular no design. A AN/TPS-79 é universalmente aplicável e pode ser implantada muito rapidamente por via terrestre ou marítima, bem como por transporte aéreo com C-130 „Transall” e helicópteros CH-53. O tempo de montagem e desmontagem é de 90 minutos.

O radar utiliza uma antena parabólica modificada com uma guia de onda alimentada por um cavalo de alimentação monopulso, que gera um padrão de antena com características cosecantes ao quadrado com polarização linear ou circular. A antena de radar secundária integrada na antena principal com a compatibilidade do sistema Mode S elimina a necessidade habitual de uma segunda antena. O sistema de radar primário cobre um alcance com um máximo de 60 a 80 milhas náuticas para alvos não cooperantes, enquanto o radar secundário integrado (para alvos cooperantes) se estende até 120 milhas náuticas.

As modernizações da unidade base AN/TPS-79 (transmissor e antena modificados, receptor digital e processadores de dados de radar) permitem a sua utilização como radar de controlo de tráfego aéreo (ATCALS) no sistema de controlo de aproximação D-RAPCON destacável, substituindo os obsoletos AN/MPN-14K e AN/TPN-19. Devido à possível maior potência de pulso, o radar pode ser usado tanto para controle de aproximação como para aplicações em rota. Devido à sua alta precisão, também pode ser usado como um radar de aproximação de precisão, fornecendo aos controladores de tráfego aéreo um equipamento ATC- compacto mas versátil que pode ser usado em todas as condições climáticas.

Como relatado em um comunicado de imprensa, a Lockheed Martin Overseas Corporation e o Ministério da Defesa romeno assinaram um contrato para a entrega de 17 sistemas TPS-79(R) MMSR, o que reduzirá ainda mais o limiar inferior de vigilância por radar do país (como os chamados „preenchimentos de lacunas”, gap filler).

Galeria de fotos da AN/TPS-79

Figura 2: AN/TPS-79, construído em um especialmente para um HMMWV- abrigo de equipamento concebido para veículos
(© 2005 Lockheed Martin Corporation)

Figura 3: Pré-visualização de uma brochura do fabricante

Figura 4: Pré-visualização de uma visão geral do produto