www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

ROTH

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: O campo da antena para recepção tem um comprimento de 2,6 km.

Figura 1: O campo da antena para recepção tem um comprimento de 2,6 km.

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 5 … 28 MHz
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 200 kW
Potência média:
Alcance instrumentado: 926 … 2 963 km
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

ROTH

O radar AN/TPS-71Relocatable Over-The-Horizon Radar (ROTHR) é um radar biestático terrestre HF, Over-The-Horizon (Backscatter) que pode detectar as posições tanto de mísseis como de navios em apoio de unidades táticas. A critério do operador, o sistema pode ser usado para vigilância geral e rastreamento de alvos dentro de uma área específica de interesse especial, ou para avaliar a força de uma formação atacante nessa área. A possibilidade de implantação do ROTHR diz respeito aos transmissores, aos receptores e ao centro de controle, todos eles instalados em containers padrão. Estes contentores podem ser facilmente transportados para um novo local por terra, mar ou ar. Os campos da antena com os cabos de alimentação não são afectados pela recolocação. Os novos locais já devem estar preparados com os campos de antenas com fio completo.

O sistema ROTHR deve adaptar-se continuamente às alterações das condições ionosféricas. Estas condições são elucidadas por radares de medição especiais, que medem a altura da camada reflectora na ionosfera. Com tais medições, o radar pode adaptar-se às mudanças das condições ionosféricas de dia, de noite ou em qualquer altura do ano.

A unidade de radar é composta por três conjuntos independentes: a posição do transmissor, a posição do receptor e o centro de controle. As posições do transmissor e do receptor são ajustadas a uma distância de 92 a 185 km. A posição do transmissor assegura a iluminação com as ondas eletromagnéticas ao comando do centro de controle. Também é responsável por operar os radares de medição adicionais. O transmissor é construído em tecnologia de semicondutores e transmite com cerca de 200 kW na banda de frequência de 5 a 28 MHz num sector de cerca de 64° a uma distância de 926 a 2 963 km. A resolução da distância é possível através da modulação do sinal transmitido com 25 KHz. A frequência de transmissão depende das condições determinadas na ionosfera. O campo da antena para recepção tem 372 pares de radiadores distribuídos por um comprimento de 2,58 km. Devem ser colocados a uma distância inferior a 4 cm um do outro e de ponta a ponta. Cada par de antenas tem seu próprio receptor e seu próprio conversor analógico/digital. Na posição do receptor, são formados diagramas de recepção giratórios electronicamente. Isto é feito em um processador de sinais, que também calcula a distância, avalia as freqüências Doppler e gera os sinais alvo. Os alvos detectados são enviados juntamente com seus dados brutos e os sinais dos radares de medição para o centro de controle para avaliação posterior.

A ROTHR fornece reconhecimento e orientação de alvos em vários setores chamados „Regiões de Iluminação Residencial“ (DIRs), que são selecionados pelo operador. O sistema pode monitorar até 12 DIRs ao mesmo tempo e concentra sua energia de transmissão em cada setor por até 49 segundos. O ROTHR também pode operar em multiplex de divisão de tempo, para que tanto aeronaves como navios possam ser rastreados simultaneamente.

O centro de controle é o centro nervoso do sistema e é responsável pelo processamento da informação do alvo refletido. Neste centro, os usuários comunicam-se com o sistema através de estações de trabalho controladas por um subconjunto de processamento de dados. O sistema opera em grande parte automaticamente, mas o sistema automático pode ser anulado manualmente se necessário. O centro de controlo pode ser operado em conjunto numa das posições ou separadamente através de uma ligação de rádio por satélite. Esta última opção de configuração resulta numa redução significativa dos custos de operação e manutenção, uma vez que os utilizadores do radar podem controlá-lo remotamente a partir de locais remotos.

Galeria de imagens da AN/TPS-71

Figura 2: Localização do transmissor

Figura 3: Antena de transmissão