Atenuador

Figura 1: −3dB atenuador, durante o armazenamento o soquete é protegido com uma tampa de borracha.
Atenuador
Um atenuador é um componente passivo na tecnologia de alta freqüência. É praticamente um divisor de tensão projetado coaxialmente feito de resistores, que, no entanto, deve ser especialmente compensado de freqüência para aplicações de alta freqüência. Portanto, é sempre especificada uma faixa de freqüência para estes componentes dentro da qual eles garantem suas propriedades com tolerância aceitável.
Os componentes mais simples são pequenos componentes com um valor de atenuação fixo que podem ser conectados ou aparafusados entre o conector do cabo e o soquete. Estes devem ser sempre montados na entrada de um dispositivo de medição, não na entrada do cabo de medição. Isto porque o ruído inerente do cabo também é atenuado desta forma.
Para fins de medição, os atenuadores ajustáveis (em sua maioria decádicos) são mais adequados. Os tamanhos dos degraus podem variar: estão disponíveis no mercado atenuadores ajustáveis com tamanhos de degraus entre 0,1 e 10 dB. O ajuste ainda pode ser feito manualmente com componentes mais antigos. Os modernos instrumentos de medição utilizam atenuadores ajustáveis digitalmente. Entretanto, estes requerem controle de software, que normalmente é assumido pelo seguinte dispositivo de medição. O controle é feito com uma interface serial ou através de uma Ethernet. São necessários atenuadores ajustáveis ao medir a sensibilidade de um receptor na unidade de radar.
São necessários atenuadores muito precisos quando são feitas exigências particularmente altas quanto à precisão e repetibilidade dos valores definidos. Tais dispositivos fazem parte do equipamento padrão dos laboratórios de calibração. Eles são dispositivos muito complexos que também podem ser equipados com atenuadores de entrada com ajuste digital. Sua configuração é automaticamente levada em consideração ao exibir os resultados das medições.