www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar - Guerra Eletrônica

Medidas eletrônicas contra medidas eletrônicas

Medidas eletrônicas contra medidas eletrônicas (do inglês: Electronic Counter-CounterMeasures, ECCM) é o método pelo qual é utilizado para combater os sistemas de ECM do inimigo, tornando seu equipamento resistente a ECM ou usando técnicas para anular seus sistemas de interferência ou isca. É uma área extremamente sensível raramente é feita qualquer divulgação de medidas de ECCM projetadas em um sistema. Pois é muito sensivel esta informação ao inimigo de sua vulnerabilidade ao ECM. Contra os sistemas de interferência, o método mais comumente utilizado é a agilidade de troca da freqüência, em que as transmissões são feitas para „saltar“ sobre uma grande banda de frequência de maneira aleatória. Isso significa que o jammer tem que espalhar seu ruido sobre toda a banda com a inevitável perda de força em qualquer freqüência particular, ou deve tentar seguir o sinal enquanto ele salta aleatoriamente.

A técnica mais recente é o uso de técnicas „silenciosas“ para combater o sistema de radar. Isso está começando a ser empregado em aeronaves e consiste em vários métodos para reduzir a seção transversal do radar do alvo. As principais técnicas empregadas são:

Na aeronave, as partes mais importantes da fuselagem podem ser cobertas por material absorvente de ondas de radar, dificultando sua detecção.

Um grande número de mísseis antirradiações foi desenvolvido. O míssil é passivo de operação, de modo que não pode ser captado pelos sistemas ESM, e normalmente se fixa nos lóbulos laterais da transmissão do radar. As principais contramedidas contra esse tipo de míssil são os lobolos laterais baixos, a agilidade de mudança de freqüência e o uso de transmissores que engodam e deve estar posicionado perto o suficiente do radar de vigilância para „seduzir“ o míssil, mas não tão perto a ponto de pôr em perigo o sistema principal.