www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar - Guerra Eletrônica

Contra Medidas Eletrônicas

Figura 1: interferência de modulação por pulso, o jammer em 30 graus (Bande S)

Figura 1: interferência de modulação por pulso, o jammer em 30 graus (Bande S)

Contra Medidas Eletrônicas

O Contra Medidas Eletrônicas (do inglês: Electronic CounterMeasures, ECM) é a parte ativa da guerra eletrônica (EW) e destina-se a perturbar os sistemas de vigilância do inimigo, seja por radar ou por comunicações de rádio, também contra qualquer uma das armas que usam sistemas eletromagnéticos, infravermelhos ou laser para orientação ou direcionamento. Existem dois métodos principais para conseguir isso: por interferência, ou pelo uso de chamariz, ambos os quais são eficazes quando usados adequadamente. Muitos equipamentos modernos de ECM, particularmente no cenário naval, empregam ambos os métodos em um sistema integrado.

Jamming é o uso de transmissões para interromper os canais de comunicação do inimigo ou saturar seu radar para obscurecer seu alvo. Embora isso negue ao inimigo seus canais de informação, isso também significa que a fonte de interferência não pode ler os sinais para fins de inteligência. Além disso, os modernos sistemas de comunicação ágeis em frequência não são mais fáceis de interceptar efetivamente. O bloqueio de ruído simples ainda é amplamente utilizado no cenário de guerra terrestre, sendo uma aplicação importante de jammers operados remotamente. Estes podem ser utilizados na mão, disparados por artilharia, largados de aeronaves ou usados em veículos aéreos não tripulados e servem como bloqueadores de curto prazo para uma operação em particular.

O segundo método de ECM é o uso de chamariz, seja no caso de ameaças eletromagnéticas ou chamas para combater dispositivos infravermelhos. O uso de chamariz, remonta há mais de 50 anos à Segunda Guerra Mundial, e o material em si mudou muito pouco. O que mudou foi o método de dispersão e isso varia de acordo com o tipo de plataforma empregada. Para as contramedidas infravermelhas, os cartuchos de chamas são ejetados dos distribuidores e a maioria dos distribuidores tem um duplo papel de transportar tanto o chamariz quanto as chamas.