www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Capítulo: „Radar secundário”

Pré-visualização do site

Figura 1: Pré-visualização do site

Antena de Abertura Vertical Grande

Figura 1: Antena de Abertura Vertical Grande (LVA Antena)

O método clássico de radar (de agora em diante chamado radar primário para distingui-lo) pode localizar aeronaves no espaço e determinar suas coordenadas, mas não é capaz de distinguir a própria aeronave de uma aeronave inimiga por meio do sinal do alvo. Esta informação é obtida por um dispositivo que gera um sinal de interrogação que aciona um transponder (transmitter-responder, transmissor-resposta) na aeronave, que envia de volta um sinal especialmente codificado como resposta. Esta resposta é mostrada diretamente na unidade de exibição ou em um display separado.

O método de radar secundário é geralmente acoplado a uma unidade de radar primário, já que a cooperação ativa do alvo (método cooperativo) é necessária para a função. Se esta cooperação faltar, a aeronave não será detectada pelo radar secundário.

Portanto, na verdade, é mais um procedimento de comunicação, um link de rádio para o piloto através do qual certos dados técnicos são trocados. Mas como uma medida do tempo de vôo do sinal também é usada para determinar a posição da aeronave, ela é chamada de „radar”, afinal de contas, nem que seja por razões históricas.

Figura 2: Antena de Abertura Vertical Grande (LVA Antena)

Nesta seção serão discutidos apenas os conceitos básicos do radar secundário. Você terá uma visão geral do procedimento e do conteúdo dos códigos de interrogatório e dos telegramas de resposta; assim como uma pequena visão dos circuitos.