www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Monitor digitalizado de varredura

varreduras
Retrace horizontal
Retrace vertical

Figura 1: Princípio da estrutura da imagem em um monitor de varredura

Monitor digitalizado de varredura

Todas as informações são mostradas em um monitor digital de varredura. As informações das coordenadas polares das posições dos alvos são convertidas em coordenadas retangulares para registro nos mapas de superfície armazenados digitalmente e para exibição.

Funcionalidade

A tela inteira é dividida em um sistema de linhas de pontos. Nos tubos de raios catódicos, usados anteriormente, o feixe de elétrons teve que varrer todos esses pontos sucessivamente. O tamanho desses pontos (pixels) dependia da largura de banda do vídeo em um sistema de tubo de raios catódicos. Na imagem teve que ser organizado um retraço horizontal e vertical.

Durante esses períodos de retração, o feixe de elétrons é anulado (Período de retração nula). A qualidade de uma imagem rasterizada é determinada pelo número total de pixels (resolução) e pela quantidade de informações em cada pixel (profundidade de cor). As telas mais recentes de semicondutores usam, por razões de tempo, um sistema semelhante. No entanto, uma organização de um retraço horizontal e vertical não é necessária aqui, pois o acesso aleatório é possível ao buffer de quadros.

Aplicação como tela de radar

Os monitores de varredura raster para radares devem ter a maior resolução possível. Geralmente, eles também são usados para exibir parâmetros importantes do radar e botões de controle para o dispositivo de radar. Um alvo pode ser marcado com a ajuda de um cursor e, em seguida, informações adicionais sobre esse alvo serão exibidas na tela. Uma exibição permanente de todas as informações adicionais também pode ser escolhida, mas isso é confuso demais para tráfego pesado.

Em um radar de controle de tráfego aéreo, o simbolismo pode se parecer com o mostrado na Figura 4 abaixo na galeria. Aqui, o quadrado é o símbolo para a posição de uma aeronave, guiada apenas pelo radar primário. Se o quadrado estiver preenchido com uma cruz, esse símbolo marcará um alvo controlado com o radar primário e o secundário. A cruz marca um alvo fornecido apenas pelo radar secundário. Os pontos representam um histórico do alvo, ou seja, essas foram as posições do alvo nas revoluções anteriores da antena. A cadeia de caracteres superior é o número de identificação da aeronave. A cadeia de caracteres inferior é a altura no nível do vôo ou em altitudes baixas como altitude barométrica.

Além da apresentação de símbolos e caracteres alfanuméricos, também é possível escolher uma forma de representação do vídeo bruto (como no escopo PPI analógico). Ou seja, dependendo da tela, uma área bidimensional de cores falsas ou escala de cinza simula uma modulação de brilho. Essa forma de representação é chamada Modo de pintura de pele (Skin Paint Mode).

O monitor de varredura raster possui uma vantagem distinta: além da possibilidade de apresentar um grande número de informações, sua apresentação também pode ser vista à luz do dia sem restrições. (As representações moduladas em brilho de alvos fracos em um escopo PPI analógico são visíveis apenas em ambientes escuros.) A sala de controle de aproximação de um aeródromo não precisa mais ser uma sala escura assustadora, agora pode ser um escritório claro e amigável.

Galeria de imagens

Figura 2: Escopos de varredura raster com o espaço aéreo de Paris (França)

Figura 3: tela típica do monitor para controle de tráfego aéreo (ATC)

Figura 4: exibição altamente ampliada (detalhe) em um monitor de um radar ATC

Figura 5: Diagrama esquemático do escopo do radar com tela e painel de controle adicionais

Figura 6: Exemplo de um monitor de varredura raster de defesa aérea