www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Código Frank

Duração do pulso
de transmissão τ

Figura 1: Exemplo de um código Frank de 4 fases

Duração do pulso
de transmissão τ

Figura 1: Exemplo de um código Frank de 4 fases

Código Frank

O código Frank é um formato de modulação com vários estágios de fase (por exemplo, com chaveamento de deslocamento de fase em quadratura) para compressão de pulso em dispositivos de radar. O código Frank usa uma série de saltos de fase. Ele tem um número de elementos N2 e é definido como:

Φn,k = (2π/N)(n-1)(k-1) (1)

Onde n e k são elementos inteiros de 1 a N. Um único pulso de transmissão com um comprimento de τ é dividido em N grupos de tamanho igual, que, por sua vez, contêm N pulsos parciais. Seu comprimento de pulso é então Δτ e seu número total é N2. Dentro desses subpulsos, a posição da fase é constante (em relação a um sinal de onda contínua). Um código Frank com N2 pulsos parciais também é chamado de código Frank de N fases. Para calcular um código Frank, os 360° do círculo completo são divididos em N etapas. As etapas de fase subjacentes são, então, múltiplos de (Δφ) = 360°/N. Para o código Frank de N fases, o padrão de modulação é criado pela seguinte matriz básica:

Formel (2) (2)

Cada linha da matriz representa os pulsos parciais de um grupo. Cada número que aparece na matriz é multiplicado pelo deslocamento de fase básico Δφ. Lembre-se: os deslocamentos de fase maiores que 360° podem ser reduzidos pela subtração de 360° sem afetar a forma de onda.

Por exemplo, no código Frank com N = 4, a mudança de fase básica é definida como Δφ = 360°/4 = 90°. Na tecnologia, um salto de fase de 90° também é representado pelo número imaginário j. Os saltos de fase do código são, portanto, definidos usando a matriz geral acima (2):

Formel (2) (3)

Esse código Frank tem, portanto, um comprimento de 16 elementos na seguinte sequência (veja também a Figura 1 com esse exemplo):

F16 = { 1 1 1 1 1 j -1 -j 1 -1 1 -1 1 -j -1 j } (4)