www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Tiratron

Ânodo
Grade
Filamento
Cátodo
Este ponto
indica o
enchimento
de gás

Figura 1: o símbolo dos tiratrões

Ânodo
Grade
Filamento
Cátodo
Este ponto
indica o
enchimento
de gás

Figura 1: o símbolo dos tiratrões

Tiratron

Figura 2: Tiratron
TGi-700_25

Figura 2: Tiratron
TGi-700_25

Um tiratron típico é um tubo cheio de gás para moduladores de radar. A função do modulador de tubo de alto vácuo é atuar como uma chave para ligar e desligar um pulso no transmissor em resposta a um sinal de controle.

A grade possui controle completo sobre o início da emissão do cátodo para uma ampla faixa de tensões. O ânodo é completamente protegido do cátodo pela grade. Assim, a ação efetiva da rede resulta em um disparo muito suave em uma ampla faixa de tensões do ânodo e frequências de repetição. Diferentemente da maioria dos outros tiratrons, a característica positiva de controle de grade garante uma operação estável. Além disso, o tempo de desionização é reduzido usando o tubo cheio de hidrogênio.

Figura 3: Tiratrons com casca de cerâmica

Figura 3: Tiratrons com casca de cerâmica

Um pulso de disparo ioniza o gás entre o ânodo e o cátodo. Somente removendo a alta tensão ou reduzindo-a sob esse nível em que os elétrons não têm energia suficiente para produzir a ionização de gás, a corrente do ânodo para. Somente se a produção desses íons positivos for interrompida, a rede poderá recuperar o controle. Devido à tensão muito alta do ânodo, o ânodo é fixado na extremidade superior da lâmpada de vidro. Portanto, o tubo parece muito antigo. Pelo gás ionizado, um tirotron brilha na condição ionizada como uma lâmpada incandescente.

Os tiratrons podem ser uma fonte de raios-X usando voltagem anódica extremamente alta. Essa interferência de raios-X é frequentemente vista como causa de cânceres subsequentes de soldados de radar que foram expostos a essa radiação desprotegida. Nos radares modernos, os tiratrons não são mais usados. Sua função é completamente substituída por dispositivos semicondutores, como tiristores ou triacs.