www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Reflexão Especular

Figura 1: Reflexo em um espelho

Spiegelreflexion

Figura 1: Reflexo em um espelho

Reflexão Especular

A reflexão é uma mudança da direção da frente de onda em uma fronteira entre duas mídias de densidades diferentes, onde a frente de onda retorna ao meio de onde veio. Se a interface é suave, este processo é chamado de reflexão especular.

Na descrição matemática da difração de onda eletromagnética, o termo „superfície especularmente lisa“ é definido como específico para um determinado comprimento de onda λ ou intervalo de comprimentos de onda. Uma superfície lisa é aquela cuja rugosidade é muito menor do que o comprimento de onda. Na prática, uma superfície cuja rugosidade não excede um trigésimo do comprimento de onda incidente é considerada lisa. Neste caso, a dispersão difusa que ocorre com uma rugosidade tão baixa pode ser negligenciada.

A reflexão especular significa que o ângulo em que a onda refletida se propaga é igual ao ângulo em que a onda incidente chegou. A lei da reflexão especular é formulada da seguinte forma: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Durante a reflexão, há também um salto de fase de 180° na onda.

Um exemplo prático do efeito da reflexão das ondas de superfícies relativamente lisas é a formação de um padrão de radiação da antena envolvendo reflexos da superfície da terra. Tal mecanismo de formação de padrões de antena é encontrado, por exemplo, em radares de ondas de metro, como o P-18. No caso do P-18, ele deve selecionar um local de radar em que nenhuma irregularidade seja maior que 1 m dentro de um raio de 1000 m para reduzir as perdas por dispersão difusa. Esta aproximação descreve a relação entre o comprimento de onda do radar e o tamanho destas asperezas. A distância „até 1000 m“ resulta do tamanho da zona Fresnel ao redor do radar.