Difração

eletromagnética
Figura 1: Difração de ondas eletromagnéticas

eletromagnética
Figura 1: Difração de ondas eletromagnéticas
Difração
A difração é o fenômeno de uma onda eletromagnética que muda de direção quando encontra um obstáculo. Este fenômeno faz com que a onda eletromagnética se curve em torno de um obstáculo (Figura 1) e penetre em uma região inacessível à ótica geométrica. Esta deflexão é mais forte quanto mais tempo a onda eletromagnética propagadora for comparada ao tamanho do obstáculo.
Uma onda que muda a direção de sua propagação devido ao efeito de difração penetra na região da sombra. A energia desta onda é muito mais fraca do que a de uma onda que não experimenta difração. Por esta razão, a área onde a onda difratada penetra é chamada de penumbra. No entanto, mesmo um sinal enfraquecido pode ser detectado com um receptor adequado.
Um resultado prático que pode ser alcançado graças ao fenômeno da difração é um aumento no alcance de um instrumento de radar em comparação à linha de visão, ou seja, quando um alvo de radar pode ser detectado mesmo além do horizonte.
Em alguns casos, utilizando freqüências muito altas e baixas, é possível propagar uma onda eletromagnética ao redor do globo graças ao fenômeno da difração.