www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Feixes de orientação de mísseis

Feixe de
rastreamento
Feixe de guia
Feixe de captura

Figura 1: Trajetória do míssil em relação aos feixes

Feixe de
rastreamento
Feixe de guia
Feixe de captura

Figura 1: Trajetória do míssil em relação aos feixes

Método de orientação por controle remoto no qual as informações transmitidas ao míssil por uma fonte externa fazem com que ele se curve em uma trajetória preestabelecida.

Feixe de captura / ­Feixe de guia

Um feixe de radar de ângulo amplo é usado para detectar o míssil logo após ele ter decolado do navio (Capture Beam). Depois de detectado, o sistema de orientação remota o direciona para o feixe guia (Guidance beam) mais fino em direção ao alvo.

Feixe de rastreamento

Há dois tipos principais de feixe de rastreamento de alvos: com varredura cônica e monopulso.

  1. Os radares de varredura cônica giram em torno do eixo do alvo de 15 a 40 vezes por segundo. Portanto, o feixe do radar executa um círculo em torno desse eixo. Se o alvo permanecer no eixo, a detecção será a mesma ao longo de todo esse círculo. No entanto, a detecção se torna mais intensa no lado da direção de qualquer movimento do alvo. O feedback mecânico, baseado na diferença de potencial elétrico recebido, é usado para modificar o ângulo de visão da antena do radar e rastreá-lo.
  2. O sistema monopulso direciona quatro feixes simultaneamente para o alvo. A intensidade relativa desses feixes é usada para determinar a posição e a direção do movimento do alvo. Os componentes eletrônicos do sistema comparam o potencial elétrico entre os quatro feixes e fornecem feedback mecânico para manter o alvo centralizado.