www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar de segurança perimetral

Figura 1: Radar de vigilância de campo de batalha de banda X SharpEye™ SxV da Kelvin Hughes.

Figura 1: Radar de vigilância de campo de batalha de banda X SharpEye™ SxV da Kelvin Hughes.
(© 2015 Kelvin Hughes)

Radar de segurança perimetral

O radar de segurança de perímetro é uma classe de sensores de radar que monitora e exibe a atividade inimiga em torno de ativos vulneráveis ou de proteção especial. Esses sensores de radar têm um alcance máximo de várias centenas de metros a várias dezenas de quilômetros. Eles operam em faixas de frequência muito altas, geralmente na banda X, Ku ou com ondas milimétricas para obter uma propagação de feixe muito estreita para melhor precisão e resolução.[1]

Os radares de segurança de perímetro geralmente fazem parte de uma rede de segurança maior. O radar detecta automaticamente todos os movimentos em uma determinada área, rastreia os alvos detectados e dispara um alarme quando eles se aproximam sem autorização. Em geral, eles não exigem nenhuma equipe de operação para fazer isso. Para identificar os alvos, eles geralmente são acoplados a câmeras eletrônicas de infravermelho de alta resolução que focalizam automaticamente o alvo detectado pelo radar. Essa classe de radar é, portanto, definida por sua capacidade de detectar pessoas correndo em direção ao objeto a ser protegido ou rastejando no chão. O radar também deve ser capaz de detectar, por exemplo, um único nadador ou mergulhador na superfície da água, mesmo em mares agitados. Ele deve ser capaz de rejeitar alarmes falsos incômodos causados, por exemplo, por um animal.

As versões móveis dos radares de segurança de perímetro são fáceis e simples de serem instaladas em um tripé para a percepção situacional no campo de batalha ou são montadas em um mastro em um automóvel.

Aplicações

A segurança e a proteção de objetos importantes contra ataques terroristas é um dos desafios mais importantes e, ao mesmo tempo, difíceis para a sociedade atual. Os altos valores materiais e imateriais costumam ser um alvo tentador para aqueles que buscam infligir o máximo de danos econômicos e fisiológicos à sociedade. Aeroportos, portos marítimos, estações ferroviárias, grandes usinas petroquímicas e usinas de energia nuclear, bem como prédios governamentais, estão todos em risco. Os radares de vigilância podem ser usados para:

Referências e literatura adicional:

  1. Michael Caris, „Kleindrohnendetektion mit Millimeterwellen-Radar“, Fraunhofer-Institut für Hochfrequenzphysik (online)