www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radares de detecção de superfície de aeroporto


Figura 1: Um antigo radar naval operando na banda de freqüência X usado como radar de vigilância do aeródromo na Base Aérea de Logan (EUA) em 1995.

Radares de detecção de superfície de aeroporto

O radar de detecção de superfície de aeroporto (SMR = Surface Movement Radar) é atualmente o sistema de vigilância terrestre mais utilizado para o movimento de aeronaves e veículos. É um radar primário que detecta todas as aeronaves em movimento no caminho para a decolagem ou do pouso até o terminal. Os radares de vigilância de aeródromos recebem freqüentemente a abreviação ASDE - Airport Surface Detection Equipment.

O radar de detecção de superfície de aeroportogarante o monitoramento desses movimentos com uma taxa de dados muito alta. A antena é freqüentemente montada diretamente na torre do aeródromo, o que garante uma boa visão geral. (Aeródromos muito grandes como o de Munique têm até mesmo uma segunda torre para fins de vigilância do aeródromo). O equipamento de radar difere do radar clássico por ter que operar sob forte interferência de alvo fixo e também sob outras condições agravantes. A qualidade da tela muitas vezes sofre sob estas condições fisicamente desfavoráveis.

A velocidade de rotação da antena de radar de movimento de superfície está ao alcance de cerca de uma rotação por segundo. Muitos desses radares operam na faixa de freqüência da banda X e da banda K. Os dispositivos que operam entre 92 e 96 GHz têm uma potência de resolução muito melhor. Entretanto, estes radares estão sujeitos a uma atenuação muito elevada devido à chuva.

Figura 2: O mesmo aeródromo em exposição, hoje com ASDE-3 e conexões de link de dados.

O uso de um radar primário significa que não é possível identificar os objetos exibidos e, portanto, os controladores fazem uma identificação visual (por exemplo, simplesmente olhando para fora da janela). Este é um dos fatores que levam a uma redução na capacidade aeroportuária quando a visibilidade é fraca. Isto pode ser remediado por um sistema que também une o radar secundário com o radar de vigilância do aeródromo e também equipa todos os veículos e equipamentos no solo do aeródromo com um transponder (ver programa ASDE-X). Os radares de vigilância do aeródromo estão equipados com interfaces para outros radares, tais como os radares de aproximação ou os radares secundários. O processamento de dados controlado pelo processador oferece possibilidades de alerta em situações perigosas, assim como a identificação e exibição de informações adicionais ao sinal alvo.

Além do radar primário, um sistema de ligação de dados baseado em radar secundário, o Automatic Dependent Surveillance - Broadcast (ADS-B), é normalmente utilizado para identificar os sinais alvo. Este sistema também decodifica as informações SSR. A figura ao lado mostra a aeronave com o endereço Mode-S correspondente. Estas informações podem até mesmo ser usadas para representar o número do vôo/linha aérea.

Sistemas de última geração usam um grande número de receptores de freqüência de radar secundários distribuídos ao redor do aeródromo e determinam as localizações exatas usando a multilateração.