Classificação do radar
Radares de vários projetos e princípios operacionais são aqui resumidos e classificados de acordo com seu uso pretendido:

hecimento aéreo
de interceptação
de mísseis
reconhecimento
navegacionais
del aeropuerto
ción de precisión
de tráfego
de materiais

reconhecimento aéreo
de interceptação
de mísseis
reconhecimento
navegacionais
contra-batería
control de fuego
de tráfego aéreo
del aeropuerto
de precisión
de Superfície
industriais
de tráfego
automotores
de materiais
penetração de solo

reconhecimento aéreo
de interceptação
guia de mísseis
reconhecimento
de materiais
Figura 1: Classificação dos equipamentos de radar de acordo com o uso pretendido
Radares multifuncionais
Os radares multifuncionais (MFR MultiFunction Radar) sempre têm antenas de phased array ativas e permitem que os sistemas de armamento modernos respondam a ataques aéreos maciços com projéteis ou mísseis com áreas refletoras muito pequenas e eficazes em um ambiente com considerável poder de interferência. Tais radares multifuncionais devem ser equipados com um grande número de canais de controle de incêndio que permitam a escolta simultânea de projéteis inimigos e defensores, bem como comandos elaborados de curso para mísseis defensivos.
Uma antena ativa e mecanicamente imóvel consiste em painéis planos com uma matriz de elementos radiantes alimentados por um grande número de pequenos amplificadores de potência feitos de material semicondutor (GaAs), emitindo um pulso de transmissão variável e permitindo uma imagem de radar detalhada. Uma antena típica pode consistir de mais de 2 000 radiadores individuais e, se a rotação mecânica da antena não for utilizada, quatro conjuntos de antenas são distribuídos a 90° entre si para proporcionar uma visão panorâmica completa.
Radar de Rastreamento Multi-Alvo
Um Radar de Rastreamento MultiTarget (MTTR) deve ter as seguintes características:
- uma vigilância por radar de amplo alcance;
- dados de radar com seqüência de dados rápida para alvos de baixo vôo;
- dados de radar com alta resolução (para detectar o número de aeronaves em um padrão de alvo);
- determinação automática de todas as três coordenadas espaciais;
- rastreamento simultâneo de um grande número de alvos;
- interfaces para transmissão de dados para outros sistemas.

Radares de controle de tráfego aéreo
Os radares de controle de tráfego aéreo são utilizados tanto para fins militares quanto civis. Além do equipamento estacionário nos aeródromos, geralmente há um radar multiuso a bordo de aeronaves modernas, que fornece informações sobre o tempo, prevenção de colisões e tarefas de navegação.

Radar En-Route
Os radares En Route (radar de vias aéreas) operam principalmente na faixa L até um alcance de cerca de 450 km. Eles monitoram o tráfego aéreo fora das áreas especiais do aeródromo.

Radares de vigilância de aeródromos
Os radares de vigilância de aeródromos (ASR) são necessários pelos controladores de tráfego aéreo para acompanhar todos os movimentos do tráfego aéreo ao redor do aeródromo e para garantir que o tráfego aéreo em constante crescimento seja tratado de forma segura, ordenada e rápida. Tipicamente, os ASRs operam na banda S até um alcance de 120 km.

Radar de Aproximação de Precisão
O radar de aproximação de precisão (PAR) guia a aeronave que se aproxima do aeródromo com segurança para aterrissar mesmo sob condições de pouca visibilidade. Com o radar, as aeronaves são detectadas e acompanhadas durante a fase final de aproximação e aterrissagem. Os desvios da linha de aproximação ideal são transmitidos para o piloto via rádio, seja como comandos acústicos ou para o piloto automático como pulsos de controle.

Radar de Detecção de Superfície de Aeroporto
Na neblina ou má visibilidade, os radares de detecção de superfície de aeroporto (SMR) mostram toda a tripulação da torre em uma tela. Com pulsos de transmissão extremamente curtos na faixa de nanossegundos e uma freqüência de transmissão muito alta (banda X a K), estes radares podem medir até mesmo as distâncias mais curtas com resolução muito alta.

Radar meteorológico
Os radares meteorológicos de curto e longo alcance são radares primários com um sistema de antena rotativa.
Em princípio, o radar meteorológico é muito importante para o controle do tráfego aéreo. Entretanto, existem também dispositivos que foram especialmente desenvolvidos para o controle de tráfego aéreo.

Radares de defesa aérea
Os radares de defesa aérea localizam os alvos a grandes distâncias e medem sua posição, curso e velocidade. O alcance máximo destes radares pode, portanto, ser de 450 km (e muitas vezes mais!) com uma visão total de 360°.
Figura: TAFLIR da Força Aérea Suíça

Radares de reconhecimento aéreo
Radares de reconhecimento aéreo são usados em sistemas de alerta precoce para localizar aeronaves e mísseis inimigos que se aproximam a uma grande distância. Somente alertando a defesa aérea a tempo pode um ataque ser repelido com sucesso. O reconhecimento do espaço aéreo de um país é geralmente assegurado por um sistema de radares estacionários de área ampla conectados em rede.
Figura: AN/FPS 117 da Lockheed Martins

Radares de reconhecimento de campo de batalha
A tarefa de um radar de reconhecimento de campo de batalha não é apenas localizar mísseis, mas também localizar veículos e pessoas nas imediações das tropas de combate.
Figura: BOR-A 550

Radar de reconhecimento de artilharia
Um radar de reconhecimento de artilharia detecta a trajetória balística dos projéteis inimigos e a utiliza para determinar a posição da arma de fogo, a fim de permitir um contra-ataque eficaz pela artilharia amigável.
Figura: COBRA (COunter-Battery RAdar)

Radar de controle de interceptação
Outra função de uma unidade de radar de reconhecimento é guiar um caça interceptor em direção a uma aeronave inimiga. Para verificar uma aeronave desconhecida, um interceptor é guiado até a aeronave por comandos de voz ou por transmissão de dados. Há também um radar na aeronave para busca do alvo, detecção da aeronave inimiga e orientação de armas. Isto exige que o radar também possua características de radar de rastreamento de alvo.
Figura: Radar nasal ECR 90 do Eurofighter EF 2000

Radar de control de fuego
Um radar de controle de fogo controla sistemas de armas como mísseis de curto alcance ou artilharia de canhão.
O Rapier pode ser usado para engajar alvos aéreos na faixa de média altitude de dia e de noite e também em condições climáticas adversas. O alcance de detecção do radar é de cerca de 11,5 km. O míssil guiado pode engajar alvos a um alcance máximo de 6,8 km e até 3000 metros acima do solo.
Figura: Rapier

Radares do Exército
Os radares do exército geralmente têm um alcance mais curto e são altamente especializados para uma tarefa específica. Nas embarcações navais, a infinidade de antenas de radar especializadas está sendo cada vez mais substituída por um radar multifuncional.
Figura: Radar multifuncional „Variant“ da Marinha

Radar de guia de mísseis
O complexo de mísseis „Patriot“ é um sistema móvel de defesa aérea do exército alemão. O sistema foi desenvolvido em meados dos anos 60 para defender contra mísseis e mísseis laterais e hoje também é utilizado contra mísseis balísticos de curto alcance.
Outras aplicações civis
Os equipamentos de radar são utilizados em todos os lugares onde as medições (ou localizações) devem necessariamente ser feitas a partir de uma certa distância. Assim, uma ampla gama de aplicações também se desenvolveu no setor civil.

Radar para controle de tráfego
Estes radares de ondas contínuas são realmente especializados. Eles usam a freqüência Doppler para medir a velocidade e trabalham com freqüências de transmissão muito altas na banda K.
Figura: Radar de vigilância de tráfego „Traffipax Speedophot“

Radares navegacionais
Os radares de navegação dão ao capitão informações sobre a posição do navio em um canal estreito mesmo em uma visibilidade muito fraca (nevoeiro típico inglês).

Radar em veículos automotores
Este radar de vanguarda, instalado em carros de passageiros da classe Luxury, registra a situação do tráfego em uma distância de até 150 metros, mantém a distância adequada do veículo à frente e inicia a frenagem de emergência, se necessário.

Radar de penetração de solo
O radar de penetração de solo (GPR) é um método de investigação geofísica para uma investigação subsuperficial da superfície terrestre com uma resolução muito alta.
Figura: um Radar de Penetração de Solo em ação
Radar para teste de materiais
Um radar muito especializado pode ser usado para inspecionar um material para defeitos de material ou recipientes especiais para líquidos agressivos para seu nível de enchimento.