www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

O que é a zona cega do radar?

Zona cega

h
DZona cega

Figura 1: Zona cega à volta do radar de um navio

h
DZona cega

Figura 1: Zona cega à volta do radar de um navio

Zona cega

Dependendo da altura da antena de um radar de navegação marítima ou de um radar de defesa costeira, surge uma zona cega a curta distância, onde os alvos não podem ser detectados. Em condições de mar calmo, a altura da antena h e a distância Dcega formam um triângulo retângulo, de modo que a zona cega pode ser calculada com uma função trigonométrica:

Dcega = h· cot (θ/ 2) (1)

No caso de uma antena que utiliza um feixe de ventilador com uma largura de feixe vertical de θ = 20° … 25°, como a formada pela maioria dos radares de navegação, esta zona cega aumenta com o aumento da altura da antena. Ao mesmo tempo, porém, o alcance máximo de deteção na superfície do mar até ao horizonte do radar também aumenta (atrás do qual surge também uma zona cega), pelo que é necessário encontrar um compromisso nesta matéria. Os navios de grandes dimensões podem ter até várias centenas de metros de zona cega. Muitas vezes, são instalados adicionalmente nos navios radares especiais de curto alcance para curto alcance, que também têm uma função essencial no combate aos ataques de piratas.

Esta zona cega pode também ser atingida por radares de vigilância costeira com um local de instalação elevado (por exemplo, numa montanha). Estes radares, maioritariamente militares, utilizam frequentemente antenas mais dispendiosas com um padrão cossecante ao quadrado invertido.