www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Orçamento típico de perda de radar de pesquisa

ComponenteSimboloPerda
Perda atmosférica La1,2 dB
Perda da forma do feixe Lant1,3 dB
Fator de largura de feixe LB1,2 dB
Perda de correspondência do filtro Ln0,8 dB
Perda de flutuação(for Pd=0,9) Lf8,4 dB
Perda de integração Li3,2 dB
Perda de processamento de sinais diversos Lx3,0 dB
Receber perda de linha Lr1,0 dB
Transmitir perda de linha Lt1,0 dB
Perda total do sistema Ltotal21,1 dB

Tabela 1: Orçamento típico de perda de radar de pesquisa

Orçamento típico de perda de radar de pesquisa

Todo sistema de radar tem perdas diversas. Alguns deles são evitáveis, ou pelo menos redutíveis por um radar bem projetado. Algumas perdas podem até ser minimizadas pela manutenção.

Infelizmente, porém, a maioria dessas perdas é inevitável. A soma das perdas na Tabela 1 é declarada com uma largura muito rígida, o valor de 21,1 decibéis. Radares bem projetados têm uma perda mais justa de 13 a 15 decibéis, principalmente.

Perdas atmosféricas

Estas são perdas devido à absorção atmosférica. Elas dependem da frequência de operação do radar, do alcance do alvo e do ângulo de elevação do alvo em relação ao radar. Essas perdas são insignificantes em baixas frequências inferiores a 3 Gigahertzes devido a condições climáticas claras.

Perda da forma do feixe

Esse termo de perda explica o fato de que, à medida que o feixe varre o alvo, as amplitudes de sinal dos pulsos integrados de forma coerente ou não coerente variam. Devido à perda do Beamshape, o ganho total de integração do integrador não pode ser alcançado. No Skolnik Radar Handbook, os valores típicos são:

Para radares de matriz de fases, o feixe não se move continuamente (na maioria dos casos), mas em etapas discretas. Isso significa que o radar do conjunto de fases pode não apontar o feixe diretamente para o alvo. Isso significa, por sua vez, que o ganho da antena usado na equação da faixa do radar não será seu valor máximo. Como nos outros casos, esses fenômenos são acomodados através da inclusão de um termo chamado de perda, neste caso, perda de forma do feixe.

Fator de largura de feixe

A largura de feixe azimutal da antena do radar não tem o mesmo valor em todos os ângulos de elevação. Isso é resumido em um fator de perda adicional.

Perda de flutuação

Essa perda relativamente alta é resultado da vibração nos valores da seção transversal do radar. As lacunas são de frequência dependendo!

Para superar algumas variações do tamanho do alvo, muitos radares usam duas ou mais frequências de iluminação diferentes. A diversidade de frequências geralmente usa dois transmissores operando em conjunto para iluminar o alvo com duas frequências separadas.

Perda de processamento de sinais diversos

Se o radar usar um MTI com uma forma de onda PRF escalonada e um bom design de escalonamento MTI e PRF, ele sofrerá uma perda de processamento de sinal de até 3 dB.

Perdas na linha de transmissão

Geralmente associado aos guias de onda e outros componentes entre o amplificador de potência e a antena. Estes são tipicamente 1 a 2 dB em um radar bem projetado.

Perdas na Recepção

Geralmente associado aos guias de onda e outros componentes entre a antena e o amplificador de RF. Estes também são tipicamente 1 a 2 dB para um radar bem projetado. Se o valor do ruído for referenciado aos terminais da antena, as perdas de recebimento serão incluídas no valor do ruído.