www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Probabilidade de detecção PD

Se o sinal de eco recebido for desmodulado e estiver presente como um sinal de vídeo (ou como uma palavra de dados), ele é passado por circuitos de limiar que devem ser ajustados para permitir que sinais úteis passem por uma certa amplitude e tornem o ruído largamente ineficaz. Como o ruído contém picos de ruído que estão na ordem de grandeza de pequenos sinais úteis, deve-se fazer um compromisso no circuito do valor limite. Por um lado, sinais úteis de uma amplitude mínima definida devem ser exibidos, por outro lado, a taxa de falsos alarmes não deve exceder uma determinada porcentagem.

PD = alvos detectados · 100% (1)
Σ de todos os alvos possíveis

A probabilidade de detecção PD indica a freqüência percentual com a qual um sinal útil é exibido. Ela depende diretamente da relação sinal/ruído e do valor limite estabelecido e deve ser o mais alto possível. Normalmente, o alcance do radar é especificado para uma probabilidade de detecção de 80%.

O termo matemático probabilidade é usado para expressar que não se pode considerar como certo que um alvo também possa ser detectado e acompanhado por um radar de rastreamento, por exemplo. Com uma probabilidade de detecção de 90%, 10 de cada 100 alvos possíveis não são detectados. Entretanto, a distribuição também é estatística e não é regular: poderia ser também os primeiros 10 alvos de um tiroteio de teste militar que é então abortado. (É claro, é muito difícil explicar isto aos superiores).