www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar Siting

Figura 1: Vista de tela de um programa de radar gratuito da Cambridge Pixel Ltd., aqui para o site ASR-910 em Neubrandenburg-Trollenhagen.

Figura 1: Vista de tela de um programa de radar gratuito da Cambridge Pixel Ltd., aqui para o site ASR-910 em Neubrandenburg-Trollenhagen.

Radar Siting

Radar Siting (do inglês: radar site para localização, posição de um radar) é o cálculo teórico do alcance esperado do radar para uma determinada posição ou uma posição ainda a ser selecionada de uma antena de radar.

No passado, isto ainda era determinado pelo levantamento complexo do terreno por meio de teodolito e medição do ângulo do terreno (inclinação média do terreno) e do ângulo de cobertura (ângulo da antena de radar para as elevações do terreno no horizonte) na direção do alvo. Com a capacidade de acessar dados de mapas eletrônicos e o uso do poder de processamento dos computadores modernos, a avaliação do terreno pode ser simulada em torno de uma possível imagem de radar. Programas simples, (como mostrado na Figura 1 e Figura 2) utilizam apenas o ângulo de cobertura do terreno. Eles dão a cobertura do radar para determinadas altitudes independentemente da faixa de freqüência e possíveis reflexos no solo e suas interferências. Elas podem ser adotadas com segurança para freqüências muito altas para a seleção do local.

Programas mais complicados também levam em conta o alcance energético do radar (ver equação de radar), uma probabilidade de detecção possivelmente necessária, reflexos no solo e suas interferências, bem como a possível propagação de ondas anômalas (ducting). Entretanto, tais programas não estão disponíveis gratuitamente e requerem entradas precisas das variáveis e parâmetros ambientais requeridos pelo radar.

Há também versões de programas que combinam dados de vários locais de radar para fornecer uma cobertura de radar comum desta rede de radar (ver Figura 3). Em contraste com as versões gratuitas (ou financiadas por publicidade), eles também aceitam diferentes fontes de dados, tais como, em vez dos dados SRTM do sensoriamento remoto por satélite civil da superfície da Terra, os dados mais precisos de levantamento do terreno DTED que podem ser usados para carrapatos militares.

Galeria de imagens

Figura 2: Cobertura de radar de um suposto radar de navio no porto de Kiel
(screenshots cortesia da Cambridge Pixel Ltd.)

Figura 3: Vista de tela de um programa de localização por radar pago, mostrado aqui para uma rede de radar na costa leste do Reino Unido.
(Cortesia da Cambridge Pixel Ltd.)