www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

A equação do radar na prática

Aqui estão alguns exemplos para demonstrar as consequências da alteração de parâmetros selecionados dos conjuntos de radar.

Potência transmitida

Nem todo tubo de vácuo transmissor é igualmente bom. Tolerâncias mínimas de produção podem influenciar a potência de transmissão obtida e, portanto, também a faixa teórica atingível.

Lembre-se: a característica mais importante dessa equação é a dependência da quarta raiz!

Além da potência de transmissão, assumimos que todos os outros fatores são constantes.
 
Chamando todos eles de coeficiente k, para que a equação do intervalo máximo se torne:

Agora é fácil ver que

Para dobrar o alcance, a potência transmitida teria que ser aumentada em 16 vezes!

Para dobrar o alcance, a potência transmitida teria que ser aumentada em 16 vezes!

Podemos explicar como esses desvios alteram os valores máximos do intervalo: se, por exemplo, a potência transmitida do radar russo “Spoon Rest” pode flutuar de 160 kW a 250 kW, então os valores máximos de alcance estarão corretos para distâncias entre 250 e 270 km?

Pela relação mostrada, podemos afirmar que 250km(160 kW)· 1,118 = 279.5 km(250 kW) portanto, o valor máximo da faixa estaria correto entre 250 e 270 km!

Na prática, foram alcançados resultados entre 180 kW e 240 kW, uma vez que a potência transmitida do tubo de vácuo planar dependia da frequência.

A inversão desse argumento também é permitida: se a potência de transmissão for reduzida em 1/16 (por exemplo, falha em um dos dezesseis módulos transmissores), a alteração no alcance máximo da estação de radar será desprezível na prática < 2%.

Sensibilidade do receptor

Ao avaliar a potência mínima recebida, seguimos um procedimento diferente:

Também está na quarta raiz mas no denominador.
Bem, uma redução da potência mínima recebida do receptor aumenta o alcance máximo.

Para cada receptor, existe uma certa potência de recebimento, na qual o receptor pode funcionar. Essa menor potência recebida viável é freqüentemente chamada de MDS - Sinal Discernível Mínimo na tecnologia de radar. Os valores típicos de radar do eco MDS estão na faixa de -104 dBm a -110 dBm.

Ganho da antena

O ganho da antena é elevado ao quadrado sob a quarta raiz (lembre-se: a mesma antena é usada durante a transmissão e recepção).

Se alguém quadruplicar o ganho da antena, dobrará o alcance máximo.

Aqui está um exemplo concreto da tecnologia de radar VHF: Às vezes, o P-12 (conjunto de antenas yagi: G = 69) foi montado na antena do P-14 (antena parabólica de mesma frequência: G = 900). Essa combinação foi frequentemente mencionada jocularmente a “P–13”. De acordo com nossa equação de radar, o alcance máximo deve aumentar:

Antennengewinn

(Observe que a quarta raiz foi simplificada em relação ao quadrado no numerador e no denominador de uma vez.)
Seria lindo se o alcance máximo pudesse ser triplicado com tanta simplicidade. Mas antenas maiores usam cabos de alimentação muito mais longos. Perdas nas linhas de alimentação de entrada e perdas devido ao desajustamento da antena revelam metade do que é investido. No entanto: 1,6 vezes o alcance máximo também não é degradado. Mas há mais distúrbios agora: muitos alvos ambíguos (alcance excessivo).