www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Determinação de direção

Figura 1: Determinação de direção (bearing).

Figura 1: Determinação de direção (bearing)

Determinação de direção

A determinação angular do alvo é determinada pela diretividade da antena. A diretividade, às vezes conhecida como ganho diretivo, é a capacidade da antena de concentrar a energia transmitida em uma direção específica. Uma antena com alta diretividade é também chamada de antena diretiva. Ao medir a direção na qual a antena está apontando quando o eco é recebido, tanto o ângulo de azimute quanto o de elevação do radar para o objeto ou alvo podem ser determinados. A precisão da medição angular é determinada pela diretividade, que é uma função do tamanho da antena.

Unidades de radar geralmente trabalham com freqüências muito altas. Razões para isso são:

O True Bearing (referenciado ao norte verdadeiro) do alvo do radar é o ângulo entre o norte verdadeiro e uma linha apontada diretamente para o alvo. Este ângulo é medido no plano horizontal e no sentido horário a partir do norte verdadeiro. (O ângulo do bearing para o alvo do radar também pode ser medido no sentido horário a partir da linha central do seu próprio navio ou aeronave e é referido como o bearing relativo.)

Figura 2: Variação da intensidade do sinal de eco

Figura 2: Variação da intensidade do sinal de eco

Figura 2: Variação da intensidade do sinal de eco

As antenas da maioria dos sistemas de radar são projetadas para irradiar energia em um lóbulo ou feixe unidirecional que pode ser movido no rolamento simplesmente movendo a antena. Como você pode ver na Figura 2, a forma do feixe é tal que a intensidade do sinal de eco varia em amplitude à medida que o feixe de antena se move pelo alvo. Na prática atual, as antenas de radar de busca se movem continuamente; o ponto de eco máximo, determinado pelo circuito de detecção ou visualmente pelo operador, é quando o feixe aponta diretamente para o alvo. Os sistemas de radar de controle de armas e de orientação são posicionados no ponto de retorno máximo do sinal e mantidos nessa posição manualmente ou por circuitos de rastreamento automáticos.

Para ter uma determinação exata do ângulo do bearing, é necessário um levantamento da direção norte. Portanto, conjuntos de radar mais antigos devem ser pesquisados com uma bússola ou com ajuda de pontos trigonométricos conhecidos. Aparelhos de radar mais modernos assumem essa tarefa e, com a ajuda dos satélites de GPS, determinam o sentido norte independentemente.

Transferência de Informações sobre bearing

A transmissão rápida e precisa das informações do bearing entre a antena giratória, e com a antena montada e os escopos pode ser realizada para

Servo sistemas são usados em antenas de radar mais antigas e lançadores de mísseis e funciona com a ajuda de dispositivos como transmissores de torque synchrono e receptores de torque synchrono. Em unidades de radar mais recentes, encontramos um sistema de Azimute-Change-Pulses (ACP). Em cada rotação da antena, um codificador envia muitos pulsos, que são contados nos escopos.

Unidades de radar mais recentes funcionam completamente sem ou com um movimento mecânico parcial. Esses radares empregam varredura de fase eletrônica no mancal e/ou na elevação (antena phased-array).