www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Aparelho de reconhecimento e interferência KORAL

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Sistema de apoio eletrónico KORAL (foto à direita) e sistema de ataque eletrónico (à esquerda), © 2016 Aselsan

Figura 1: Sistema de apoio eletrónico KORAL (foto à direita) e sistema de ataque eletrónico (à esquerda), © 2016 Aselsan

Especificações Técnicas
Banda da frequência: banda S a K
Distância máxima: 150 km

Aparelho de reconhecimento e interferência KORAL

O aparelho de reconhecimento e interferência KORAL foi desenvolvido e fabricado pela empresa turca Aselsan. O sistema KORAL é composto por dois camiões militares 8x8, cada um transportando um elemento do sistema. Um é o sistema de Apoio Eletrónico (ES) para reconhecimento e o outro é o sistema de Ataque Eletrónico (EA), ambos cobrindo todo o espetro de frequências de radar atualmente utilizado pelas forças armadas. Ambos os sistemas podem ser utilizados a uma distância de até 500 metros. O equipamento de reconhecimento e empastelamento KORAL foi concebido para empastelar e enganar todos os tipos convencionais e complexos de radares inimigos. Pode analisar vários sinais de alvos numa vasta gama de frequências e gerar automaticamente um sinal de resposta adequado utilizando uma memória digital de radiofrequência.

O Sistema de Reconhecimento KORAL (ES) é modular e utiliza uma arquitetura de múltiplos canais de receção digital. A sua ampla gama de frequências e cobertura do espaço, juntamente com a elevada precisão de medição dos parâmetros (RF, PRT, PW, DOA), permite atuar com uma deteção automática de ameaças e uma resposta rápida do sistema contra ameaças tradicionais e novas. Com um alcance efetivo de mais de 150 km, o KORAL pode bloquear e enganar todos os sistemas de radar terrestres, marítimos e aéreos.

O sistema de empastelamento KORAL (EA) dispõe de múltiplas técnicas de empastelamento e engano e pode gerar uma resposta rápida do sistema através da deteção automática de ameaças. O subsistema tem também uma conceção modular com receptores digitais integrados, um gerador de sinais de empastelamento e uma arquitetura de armazenamento digital para sinais de alta frequência. A rápida mudança de direção do empastelamento com elevada potência de empastelamento é também possibilitada através de antenas de matriz faseada e de múltiplos amplificadores de potência baseados em semicondutores.

O sistema KORAL é operado por uma tripulação de dois operadores e um supervisor na unidade do posto de comando. A cabine do posto de comando está equipada de acordo com as normas da NATO e também suporta a proteção contra ameaças nucleares, biológicas e químicas. O KORAL também oferece um sistema de planeamento e análise de missão como opção. O sistema KORAL pode funcionar numa gama de temperaturas entre -30°C e +50°C e numa humidade até 95%.

Em fevereiro de 2016, a empresa turca Aselsan entregou o seu equipamento de reconhecimento e interferência KORAL, recentemente desenvolvido e produzido localmente, à Força Aérea Turca. A Turquia construiu o sistema de guerra eletrónica perto da fronteira com a Síria para bloquear e enganar os radares inimigos.

Fonte: