www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

AN/SPS-8

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: AN/SPS-8

Figura 1: AN/SPS-8

Especificações Técnicas
AN/SPS-8AN/SPS-8A
Banda da frequência: 3 430 … 3 570 MHz
(bande S)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
500 ou
1000 Hz
450 ou
700 Hz
Largura de pulso (τ): 1 ou 2 µs2 µs
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 650 kW1 MW
Potência média:
Alcance instrumentado: 60 NM
(≙ 111 km)
72 NM
(≙ 133 km)
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe (horizontal): 3,5°1,5°
Largura do feixe (vertical): 1,1°1,2°
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF:
MTTR:

AN/SPS-8

O AN/SPS-8 e o AN/SPS-8A são altímetros de rádio da banda S a serem instalados em navios maiores, que também podem ser usados para busca omnidirecional para detecção e acompanhamento de alvos aéreos. O AN/SPS-8 foi o principal radar de busca em alta altitude utilizado no início dos anos do pós-guerra. Proporcionou alcance inclinado, ângulo lateral, altitude do alvo e identificação do alvo. A antena, com um refletor parabólico de 1,5 × 4,6 m, foi mecanicamente estabilizada contra os movimentos do navio por meio de servomotores e seus circuitos de controle.

AN/SPS-8 utilizou um scanner Robinson com inclinação elétrica e um refletor fixo. O radar poderia assim ser girado em uma direção específica ou mesmo continuar girando lentamente, e o scanner girava o padrão da antena vertical até 20 vezes por minuto.

O AN/SPS-8A modernizado recebeu um refletor astigmaticamente parabolóide, ou seja, aproximadamente circular em altura, com as dimensões de 3,66 × 4,6 m e com maior ganho de antena. Quando este radar também recebeu um tubo transmissor mais potente, ele foi renomeado AN/SPS-30. Os altímetros de rádio AN/SPS-8B e AN/SPS-30 tornaram-se equipamento padrão nos porta-aviões americanos até meados da década de 1960.