www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

AN/FPS-3

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: Antenna of the AN/FPS-3

Figura 1: Antenna of the AN/FPS-3

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande L
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
400 Hz
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 1,5 MW
Potência média:
Alcance instrumentado: 320 km
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
3,3; 5 ou 10 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

AN/FPS-3

O AN/FPS-3 era um radar de defesa aérea de banda L fabricado pela Bendix Radio (Div. da Bendix Aviation Corp.). O FPS-3 foi o sucessor direto do radar AN/CPS-5. O FPS-3 foi o início de uma grande família de radares de longo alcance. Os primeiros FPS-3s vieram da linha de produção da Bendix e foram instalados no final da década de 1950. Um total de 48 desses radares foram utilizados na América do Norte em uma rede inicial permanente.

O FPS-3 utilizou dois diagramas de radiação simultaneamente e gerou sua potência de transmissão por meio de dois magnetrons 5J26, cada um com uma potência de pulso de 750 kW. Os dois blocos emissores, o modulador de saída dupla, os receptores e os blocos de alimentação comum de alta tensão foram montados diretamente no refletor da antena. Seus racks pendurados abaixo da antena e girados com ela. A alimentação e o controle desses blocos até a antena e os 30 MHz IF desde o pré-amplificador AM-4232 até os consoles principais na sala de operações foram feitos com coletor de anéis deslizantes. A AN/MPS-7 era uma versão móvel da AN/FPS-3.

À medida que a „Guerra Fria“ se intensificou, foi necessário atualizar a tecnologia dos sistemas de radar de defesa aérea. Esta modernização foi denominada Ambiente Terrestre Semiautomático (SAGE). No coração deste sistema SAGE estavam grandes computadores digitais que processavam as informações dos radares e organizavam o controle dos interceptores da Força Aérea dos EUA. Embora o AN/FPS-3 fosse um excelente radar para operações manuais, foram necessárias extensas atualizações para integrá-lo com o sistema SAGE.

Esta compatibilidade com o sistema SAGE foi possível graças a um kit de modernização (AN/GPA-27) fornecido pela Bendix, mas que substituiu cerca de 90% da parte eletrônica. Esta modificação resultou no radar AN/FPS-20, que era então capaz de reconfigurar faixas de altitude de até 65 000 pés (cerca de 20 000 m). A instalação desta modificação começou em 1957.