www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Ocean Master

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: As três montagens do Ocean Master 400

Figura 1: As três montagens do Ocean Master 400

Especificações Técnicas
Banda da frequência: 9,3 - 9,8 GHz
(bande X)
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
300 Hz … 125 kHz
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico: 6 kW ou 8 kW
Potência média: 100 W ou 400 W
Alcance instrumentado: 7,5 … 240 NM
Resolução da distância: 3 m
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
6 … 30 min⁻¹
MTBCF:
MTTR:

Ocean Master

A família de radares Ocean Master é uma geração de radares navais projetados para uma ampla gama de aplicações. Consiste em duas versões, a Ocean Master 100 e a Ocean Master 400, ambas podendo ser utilizadas tanto em aeronaves de asa fixa quanto em aeronaves de asa rotativa. Operando na banda X inferior, o radar multifuncional inclui missões de guerra marítima e guerra anti-submarina, pode ser usado como um radar de reconhecimento e para operações de busca e salvamento.

O sistema pode controlar a distribuição tática de armas, fornecer dados de navegação e também pode fornecer avisos meteorológicos. Os sistemas de radar Ocean Master são um radar de freqüência ágil, compacto mas muito leve. Todos os conjuntos da versão básica, incluindo a antena estabilizada em passo e rotação, pesam menos de 80 kg no total. O transmissor é oferecido em duas classes de potência diferentes e há várias versões diferentes de antenas.

O radar é projetado para captar todos os tipos de alvos no mar, incluindo periscópios, barcos menores e jangadas salva-vidas. Estas capacidades dependem do uso de uma alta taxa de compressão de pulso, sinal de radar baseado em software e processamento de dados, com integração de pulso-para-pulso e varredura-para-scan de eco e uma ampla gama de velocidades de rotação da antena. O processamento tático de alvo fornece ao operador uma imagem de radar abrangente com orientação multi-alvo para reconhecimento simultâneo e busca de alvo, um fundo de imagem de mapa digital, classificação de alvo e busca de alcance além do horizonte óptico. As interfaces com os sistemas de navegação e combate da aeronave utilizam sistemas de ônibus padrão. As variantes de equipamentos menores sem o computador central a bordo também podem realizar os cálculos extensivos. Tanto o processamento simples de sinais de radar quanto a tecnologia ISAR são usados para a classificação de alvos a fim de permitir o reconhecimento do tipo de navio, exibindo as silhuetas do navio (ecos gerados devido às diferentes superestruturas do navio).

O sistema é altamente confiável e inclui um BITE abrangente e funções de teste. O design flexível da configuração da interface permite a fácil integração do sistema. Montagens e subconjuntos são facilmente intercambiáveis sem a necessidade de afinação ou calibração.

Figura 2: Diagrama de blocos

Figura 2: Diagrama de blocos